Pesquisadores encontram pássaro que era considerado extinto há 140 anos na Oceania
Após mais de um século declarado extinto, a ave foi reencontrada vivendo na natureza de Papua-Nova Guiné. Confira mais detalhes sobre o animal, as expectativas e planos para sua preservação.
Após 140 anos considerada extinta, uma espécie de pássaro foi reavistada em Papua-Nova Guiné, na Oceania. A ave é chamada de faisão-pombo-de-pescoço-preto.
Falando de forma mais específica, o último registro desse animal foi declarado durante o ano de 1882, segundo observadores.
O encontro com o pássaro supostamente extinto ganhou grande repercussão na comunidade científica internacional, que agora passa a investigar as questões envolvendo seu reaparecimento. Os estudiosos pretendem verificar a situação em que os espécimes encontrados estão.
O que disseram os pesquisadores que relataram a visita do animal
(Imagem: Reprodução/Internet)
De acordo com o diretor do Programa de Aves Extintas da American Bird Conservancy, John C. Mittermeier: “Ver aquelas primeiras imagens do pombo-faisão foi como encontrar um unicórnio”. Isso indica como a descoberta foi surpreendente até para ele.
O encontro com a ave foi possível após diversos pesquisadores iniciarem conversas com moradores da região do monte Kilkerran.
Depois de mostrarem imagens do pássaro dado como extinto, muitos deles falaram ter visto indivíduos da espécie circulando em alguns locais nas proximidades.
Com a confirmação por parte dos moradores locais, uma equipe da ONG Rewild, junto de outros pesquisadores, reuniu mais de 12 câmeras para verificar a região.
A confirmação de que o pássaro estaria por ali veio após cerca de um mês, com imagens do animal capturadas, exibindo a espécie realmente residindo no local.
Preservação da espécie de pássaros reencontrada
De acordo com um dos pesquisadores em uma entrevista concedida à CNN dos EUA: “Esse é o tipo de momento que você imagina e sonha durante toda a vida como conservacionista e observador de pássaros”.
O próximo passo em relação ao animal é determinar qual seria o tamanho da população habitando o lugar.
Além disso, é necessário estimar quais são as principais ameaças e os melhores métodos de proteger as aves contra problemas que possam levá-las a uma nova ameaça de extinção.
Comentários estão fechados.