PIS/PASEP 2021: quando será pago?
O abono salarial PIS/PASEP referente ao ano-base de 2020, que era para ter sido pago no ano de 2021, foi liberado nos meses de fevereiro e março deste ano.
O abono salarial PIS/PASEP referente ao ano-base de 2020, que era para ter sido pago no ano de 2021, foi liberado nos meses de fevereiro e março deste ano. Com isso, o pagamento do abono salarial do ano-base 2021 foi transferido para 2023.
Leia mais: Mais de 400 mil pessoas ainda não sacaram os valores do PIS/PASEP
O Ministério do Trabalho e Previdência informou que o pagamento e a identificação dos beneficiários sempre eram feitos em bancos públicos federais, e que os órgãos de controle questionaram isso e recomendaram a separação dessas atividades. Outra sugestão é que os pagamentos sejam realizados no mesmo ano, e não como nos anos anteriores, em que o pagamento começava em um ano e terminava no outro.
Para que o trabalhador receba esse direito, é preciso ter a carteira de trabalho assinada no ano-base 2021 ou ter atuado como servidor público no ano-base de 2021.
Segundo algumas alterações realizadas pelo governo federal, o pagamento em 2023 será realizado entre os meses de janeiro e dezembro.
Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?
Para receber o abono salarial, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ter os dados sempre atualizados pelo empregador no RAIS/E-Social.
- Ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS/PASEP.
- Ter recebido pelo menos até dois salários-mínimos em 2020.
- Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano de 2020.
Qual o valor do PIS/Pasep em 2023?
O valor do benefício varia conforme o número de meses em que o trabalhador exerceu suas atividades no ano-base, de acordo com o salário-mínimo vigente na data de pagamento. Lembrando que o trabalhador deve ter atuado de carteira assinada ou como servidor público em 2021 para receber o abono.
Trabalhadores da iniciativa privada que possuírem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão automaticamente o valor do benefício de acordo com o mês do seu nascimento.
Os demais trabalhadores que não tem conta na Caixa irão receber o valor por meio da poupança social digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Quem não conseguir realizar a abertura da conta digital poderá realizar o saque nos terminais de autoatendimento, lotéricas, unidades Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento e o seu mês de nascimento. Para isso, basta ter seu documento em mãos junto com o Cartão Cidadão e senha.
Qual o valor que vou receber?
Quem trabalhou nos 12 meses em 2020 como servidor público ou de carteira assinada irá receber em 2023 o valor de R$ 1.212,00. Caso o valor do salário-mínimo mude para R$ 1.302,00, esse será o valor pago ao beneficiário.
Para quem ainda não sacou o valor do PIS/PASEP em 2022 e já foi encerrado o prazo, é possível solicitar a retirada do valor até 29 de dezembro deste ano.
Comentários estão fechados.