Pix se tornará maior forma de pagamento no Brasil, enquanto outros métodos devem sumir

A facilidade trazida pelo Pix foi amplamente adotada pela população brasileira.

Diante de uma era digital, é inevitável que tecnologia faça parte das nossas vidas. Nesse sentido, o avanço tecnológico traz novidades a todo momento que facilitam nosso dia a dia. Sendo assim, no âmbito da economia, a economia digital vem trazendo novidades, como o Pix. O sistema de pagamentos instantâneos está completando um ano de implementação e sua utilização cresce exponencialmente, mostrando que os brasileiros realmente aderiram à nova modalidade.

Veja também: Taxamento do PIX empresarial: Confira quais bancos estão mais em conta

O Pix

O Pix foi uma nova forma de pagamento implementada pelo Banco Central no ano passado. O novo método facilitou as transferências, ao permitir que estas fossem feitas de imediato e sem cobrança de tarifas. Sendo assim, teve grande repercussão no país e é amplamente utilizado.

Diante disso, estimou-se pela Carat Insights que o Pix será a forma de pagamento mais comum em 10 anos. Além do Pix, que alcançará 91% da população, outros métodos de pagamento digital também devem crescer. Dentre eles, é prevista uma adesão de 82% às carteiras digitais e 81% na leitura de QR Code.

Com o crescimento acelerado do Pix, novos serviços relacionados também estão sendo pensados como o Pix Saque, Pix Troco, Pix Cobrança, Pix Internacional e Pix Offline. Dessa forma, esses projetos devem impulsionar ainda mais a população brasileira a entrar na economia digital.

Outros métodos de pagamento vão desaparecer

Com as novas formas de pagamento, outros métodos antigos vão ficando obsoletos e devem sumir do mercado. Nesse sentido, 60% dos brasileiros acreditam que os cheques irão sumir, enquanto somente 27% pensam o mesmo sobre o TED e DOC.

No que tange o pagamento em papel, a maioria das pessoas não acredita que este deva desaparecer, mas 57% pensa que o dinheiro em espécie será o menos comum. Além disso, os pagamentos presenciais em bancos e lotéricas tendem a sumir de acordo com a pesquisa feita.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.