Planetas Gasosos – Quais São, O Que São e Principais Características

Descubra quais são os planetas gasosos do Sistema Solar e as principais diferenças em relação aos planetas rochosos.

0

O que são planetas gasosos? Os planetas gasosos são aqueles constituídos por gases. Sendo os maiores do Sistema Solar, também podem ser conhecidos como “planetas gigantes” ou “jovianos”.

Esses planetas possuem diversos satélites naturais, além de sistemas de anéis.

Qual a diferença entre os planetas gasosos e rochosos?

Além dos gasosos, também existem os planetas rochosos, que possuem superfícies mais sólidas e aguentam temperaturas bem mais elevadas. Ambos são formados do mesmo modo, com a diferença de os rochosos absorverem mais metais do que gases e os gasosos absorverem mais gases do que metais.

Os planetas rochosos são os mais próximos do Sol, podendo explicar isso pela própria formação do Sistema Solar, que tende a aproximar os que possuem maior densidade e distanciar os mais leves. No caso, gasosos.

Quais são os planetas gasosos do Sistema Solar?

O Sistema Solar é composto por oito planetas. Sendo estes: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Urano, Saturno e Netuno. Quatro são considerados gasosos e quatro rochosos.

Os planetas gasosos do Sistema Solar são:

Júpiter

Planeta Júpiter

Sendo o maior do Sistema Solar, suas várias cores são formadas a partir de gases. O planeta possui 85% de hidrogênio. É o que possui mais satélites naturais. Até agora foram descobertos 70. Sua temperatura média é de 121°C. A rotação é de 9 horas e 55 minutos. A translação, 11 anos e 315 dias.

SaturnoPlaneta Saturno

A principal característica do planeta é o seu sistema de anéis. Acredita-se que estes anéis se formaram com fragmentos de satélites naturais e asteroides. Além de gelo, poeira e material rochoso. É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua temperatura média é de -125°C. A rotação,10 horas e 15 minutos. A translação, 29 anos e 6 meses.

Urano

Seu núcleo é formado por gelo e rochas. Porém, ainda é considerado um planeta gasoso. A junção de hidrogênio e hélio forma a sua atmosfera, o que corresponde a pelo menos 15% da massa do planeta. A temperatura média é de 216 graus abaixo de zero. Sua rotação é de 12 horas e 14 minutos. A translação, 84 anos e 4 dias.

NetunoNetuno

A característica mais marcante do planeta é a sua cor azulada. Seu núcleo possui aproximadamente o tamanho da Terra e é composto por muita água quente,amônia e metano. O planeta também é chamado de gigante de gelo. Sua principal lua é Tritão. A temperatura média de Netuno, é de -195°C. Sua rotação dura 16 horas e 7 minutos. Sua translação, aproximadamente 165 anos terrestres.

Veja também: 5 Curiosidades Sobre os Planetas do Sistema Solar

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.