Plano de aula sobre adição – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Veja um modo de ensinar adição para alunos do 1° ano, utilizando materiais de fácil acesso que vão ajudar os alunos a compreenderem as ideias da adição.
A adição esta relacionada a muitas ideias e, apesar de conseguirem adicionar dois números, muitos alunos não conseguem resolver problemas matemáticos de adição quando são contextualizados.
Isso acontece porque o ato de adicionar pode ser apresentado de diferentes formas, no sentindo de juntar, acrescentar, somar e até mesmo como o contrário da subtração.
Nesse plano de aula, mostramos como apresentar as diferentes ideias da adição para alunos do 1° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Compreendendo a adição
TEMA: A adição e suas diferentes ideias
HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
TEMPO SUGERIDO: 2 horas e 30 minutos.
OBJETIVOS:
- Compreender que a adição está relacionada a ideia de somar, juntar e acrescentar;
- Entender que retirar e separar são ideias contrárias à adição.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Dois potes transparentes;
- Tampinhas de garrafa PET (ou bolinhas coloridas);
- Atividade impressa.
DESENVOLVIMENTO:
1° atividade: Compreendendo as ideias da adição.
Essa atividade será realizada em duas partes e você precisará de dois potes transparentes e uma boa quantidade de tampinhas de garrafa PET.
Parte 1
- Apresente aos alunos, os dois potes transparentes com diferentes quantidades de tampinhas dentro.
- Peça para que te ajudem a contar quantas tampinhas há em cada um dos potes. Anote os números na lousa.
- Em seguida, junte todas as tampinhas em um único pote e peça para que contem novamente. Anote esse número na lousa também.
- Diga a eles que o que acabaram de fazer foi somar duas quantidades e que o número obtido é o resultado da conta.
- Escreva no quadro a conta completa, indicando as parcelas, o sinal de mais e o total.
- Aproveite esse momento para conversar com eles sobre as várias ideias da adição: somar, juntar e acrescentar.
Parte 2
- Convide um aluno à frente.
- Peça que ele distribua as tampinhas nos dois potes, da maneira que ele quiser, sem precisar ser em partes iguais.
- Junto aos demais alunos, conte quantas tampinhas há em cada pote e depois mostre a eles que, apesar de os números serem diferentes, o total é o mesmo obtido anteriormente (parte 1).
- Nesse momento, discuta com eles sobre o fato de diferentes parcelas resultarem no mesmo total em uma adição.
2° atividade: Compreendendo as ideias contrárias à adição.
Nessa atividade, também utilizaremos os potes e as tampinhas.
- Com todas as tampinhas em um só pote, contem juntos e anote o número.
- Retire uma quantidade de tampinhas e anote o número correspondente.
- Em seguida, conte as tampinhas que restaram no pote e também anote.
- Mostre a eles que se juntarem as tampinhas que sobraram com as tampinhas retiradas, vocês voltam a ter o número inicial de tampinhas.
- Escreva na lousa, a operação de subtração e de adição, que vocês acabaram de realizar.
- Converse com eles sobre a subtração ser a operação contrária à adição, aproveite o exemplo das tampinhas e fale que retirar e separar são ideias contrárias a somar, juntar e acrescentar.
Você pode realizar esse procedimento mais algumas vezes, retirando quantidades diferentes de tampinhas. Essa repetição ajudará o aluno a fixar melhor o que aprendeu.
AVALIAÇÃO:
- Observe o interesse e participação dos alunos durante a aula.
- Faça perguntas envolvendo cálculo de adição, mas sem utilizar essa palavra. Sugestões: Quantos anos vocês vão ter daqui a 4 anos? Quantos meninos e quantas meninas há nessa sala? Quantos alunos há no total?
- Proponha atividades impressas envolvendo os conceitos e ideias vistas na aula e analise o desempenho deles.
Uma sugestão de atividade:
Você também pode se interessar:
- Atividades de Matemática 1º ano – Adição e Subtração
- Tabuada de adição – Entenda porque aprender e quais os seus benefícios
- Tabuada de subtração – Por que aprender? Quais são os benefícios?
- Plano de aula sobre formas geométricas – Educação infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.