Plano de aula – Análise dos números naturais até 100 – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula sobre números naturais até 100, com atividades conforme as habilidades da BNCC (EF01MA04).

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Os números naturais até 100 são números de dois algarismos que podem ser decompostos em dezenas e unidades.

Dessa forma, uma estratégia para contagens de elementos em conjuntos de até 100 unidades é agrupar os elementos de 10 em 10 e somar as dezenas e as unidades.

Para ensinar os pequenos essa estratégia, confira um plano de aula sobre análise dos números naturais até 100.

Plano de aula – Análise dos números naturais até 100

TEMA: Números naturais de dois algarismos

HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 30 minutos.

OBJETIVOS:

Agrupar elementos de 10 em 10 unidades para contar quantidade de objetos de até 100 unidades.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Tampinhas ou palitos;
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Comece a aula falando sobre unidades e dezenas, lembre-os que uma dezena é formada por 10 unidades.

Mostre alguns exemplos simples a partir de objetos disponíveis na sala, tampinhas ou palitos.

Em seguida, proponha uma atividade impressa para reforçar a ideia de conjuntos com dezenas elementos.

Sugestão de atividade:

1) Ana colheu uma porção de maçãs e deseja dar uma dezena delas para sua avó. Pinte a quantidade de maças que Ana vai dar para a avó.

Contagem de 10 em 10 Contagem de 10 em 10 Contagem de 10 em 10 Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

2) Circule o conjunto de elementos que tem uma dezena:

a)

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

b)

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

c)

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

3) Circule os lápis de 10 em 10 e responda quantas dezenas e quantas unidades há no conjunto:

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10Contagem de 10 em 10

Dezenas: _____  Unidades: _____

2º momento

Apresente uma porção de tampinhas ou palitos organizados sobre a mesa da sala de aula, em grupos de 10 em 10, e mostre aos alunos como fazer a contagem desses elementos sem ter que contar de um em um.

Explique que a estratégia é somar de 10 em 10, conforme o número de dezenas e, depois, somar as unidades que sobraram.

Por exemplo, se você tem 32 tampinhas ou palitos, a contagem será 10 + 10 + 10 + 2 = 32.

Em seguida, proponha uma nova atividade impressa para explorar essa estratégia.

Sugestão de atividade:

Conte o número de blocos em cada conjunto:

a)

Contagem com blocosContagem com blocosContagem com blocos

b)

Contagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocos

c)

Contagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocos

d)

Contagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocosContagem com blocos

Explique que nessa atividade, cada barra tem 10 bloquinhos, ou seja, uma dezena. Assim, motive-os a contar somando de 10 em 10 e depois acrescentar as unidades restantes.

AVALIAÇÃO: Observe o comportamento e desempenho dos alunos ao longo da aula e na realização das atividades propostas.

Para baixar esse plano em PDF, clique aqui!

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