Plano de aula – Caro ou barato? – 2º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula sobre comparação e ordenação de números de até três ordens fazendo associação com preços e quantidades de produtos.

Ensinar a comparação e ordenação de números para crianças pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina se for abordada dentro de uma situação cotidiana, como fazer compras.

As crianças aprendem melhor por associação, dessa forma, propomos um plano de aula sobre comparação e ordenação de números de até três ordens, em um cenário de compras, preços e quantidades de produtos.

A ideia é que elas comparem preços de produtos para identificar o que é caro ou barato. Confira!

Plano de aula – Caro ou barato?

TEMA: Comparação e ordenação de números de até três ordens

HABILIDADES DA BNCC: 

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 30 minutos

OBJETIVOS:

Comparar e ordenar números de até três ordens em um cenário de compras, preços e quantidades de produtos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Encartes de supermercado (variados);
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1ª atividade

Entregue a cada um dos alunos uma página de encarte de supermercado e uma lista de perguntas que eles devem responder a partir desse encarte.

Perguntas:

  1. Qual o nome do supermercado?
  2. Você gostou de algum dos produtos? Qual?
  3. Qual o produto mais barato?
  4. Qual o produto mais caro?
  5. Quais produtos você poderia comprar com X reais?

Especifique uma quantidade X, por exemplo, 10 reais.

2ª atividade

Entregue uma relação de produtos e preços variados e uma lista de questões que eles devem responder.

Sugestão de lista de produtos e preços:

leite (litro) – R$ 2,50
pão (pacote) – R$ 3,00
Banana (quilo) – R$ 2,00
Biscoito recheado (pacote) – R$ 4,50
Iogurte (litro) – R$ 4,00
Morango (quilo) – R$ 8,00
Balas (pacote) – R$ 6,00
Maça (quilo) – R$ 5,00
Refrigerante (litro) – R$ 6,50

Questões:

  1. Qual o produto mais caro da lista?
  2. Qual o produto mais barato da lista?
  3. O que não dá para comprar com R$ 5,00?
  4. Com 10 reais, dá para comprar mais pacotes de biscoito recheado, balas ou pães?
  5. Com 15 reais, dá para comprar mais quilos de maça, banana ou morango?
  6. Com 20 reais, dá para comprar mais litros de leite, iogurte ou refrigerante?
  7. Quais produtos da lista você compraria com 20 reais?

Em seguida, peça para trocarem as respostas da questão 6 com um dos colegas e comparar os produtos para ver quem compraria mais.

AVALIAÇÃO:

Observe o desempenho dos alunos durante as atividades e proponha atividades com perguntas do tipo:

  • Como eu verifico qual produto é mais barato e qual produto é mais caro?
  • Se com 100 reais eu compro um carrinho de controle remoto ou dois carrinhos sem controle remoto, qual dos carrinhos é mais barato?
  • Se na loja do seu João uma bicicleta custa 150 reais e na loja Max a mesma bicicleta custa 180, onde está mais barato?

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.