Plano de Aula Chapeuzinho Vermelho

Ao o usar o familiar conto de fadas Chapeuzinho Vermelho em um plano de aula pré-escolar, você pode auxiliar os alunos na compreensão e discussão de conceitos de perigo.

1

Chapeuzinho Vermelho é um dos mais conhecidos contos de fadas. Nela, uma garotinha carrega uma cesta de comidas e bebidas para sua avó doente. Ela foi alertada por sua mãe para não sair do caminho, mas ela é tentada por lindas flores e acaba por ir em outro rumo. Entretendo, ela está na floresta por muito tempo e acaba ficando tarde o suficiente, então ela encontra um lobo.

O lobo finge ser gentil. Chapeuzinho Vermelho diz a ele onde ela está indo, e ele corre antes dela para a casa de sua avó, onde ele come a avó, coloca suas roupas e pula em sua cama. Quando Chapeuzinho Vermelho chega ao chalé da avó, ela encontra o lobo na cama fingindo ser sua avó.

“Que orelhas grandes você tem, vovó!” Diz a criança suspeita.

“São para ouvir você melhor, minha querida”, diz o lobo. Se você ler isso em voz alta, você tem que dizer isso na voz de um lobo fingindo ser uma avó.

“Que olhos grandes você tem, vovó!” Continua ela.

“São para ver você melhor, minha querida”, responde o lobo.

“Que dentes grandes você tem, vovó!”, Diz a criança suspeita.

“É para comer você melhor”, rosna o lobo, desistindo de sua pretensão de avó e saltando sobre Chapeuzinho Vermelho.

Um lenhador de passagem entra neste ponto, mata o lobo e resgata Chapeuzinho Vermelho e sua avó.

PLANO DE AULA CHAPEUZINHO VERMELHO

TEMA: Chapeuzinho Vermelho

OBJETIVOS:

  • Ensinar as crianças pequenas através desse plano de aula sobre como se proteger usando a história da Chapeuzinho Vermelho

MATERIAL NECESSÁRIO:

Livro de história da chapeuzinho vermelho

INTRODUÇÃO:

Se seus alunos tiverem idade suficiente para conhecer a história completamente, peça que eles a recontem. Isso pode ser feito fazendo com que um aluno vá até o quadro para servir como escrivão enquanto os outros lhe dizem o que escrever.

Outra abordagem é dividir a história em episódios e a turma em pequenos grupos e atribuir a cada grupo um episódio da história. Dê aos alunos tempo para preparar uma recontagem e peça a cada grupo que apresente seu episódio para a turma, em ordem.

DESENVOLVIMENTO:

  • Chapeuzinho Vermelho não conhece o lobo e ingenuamente lhe conta informações. O que é um estranho? Faça esta pergunta pois muitas crianças lutam para entender o conceito. Explique que estranhos são pessoas que não conhecemos. Alguns estranhos são legais, outros não, mas, como não os conhecemos, precisamos saber como nos manter seguros.
  • Chapeuzinho vermelho está com medo de ir pela floresta. Como ela sabe que está com medo? Que sinais seu corpo lhe dá? (Coração batendo rápido, pernas bambas).
  • Chapeuzinho vermelho gostaria de dizer a sua mãe que ela está com medo. Com quem você pode conversar quando fica com medo? Quem são as pessoas que te deixam segura?
  • Chapeuzinho vermelho gostaria de ter alguém que a deixe segura para atravessar a floresta. Que outras coisas ela poderia fazer para se sentir segura?
  • Chapeuzinho Vermelho ouve uma voz estranha dentro da casa da avó. Ela deveria ir em casa? Que outras coisas ela poderia fazer? (esconder, ir para casa).
  • Chapeuzinho Vermelho grita quando ela percebe que o lobo está vestido com as roupas da vovó e o lenhador a ouve. Ensine às crianças que é OK fazer o que for possível para se sentirem seguras quando achar que devem, como gritar, ser rude e procurar ajuda.

Siga esta atividade com uma discussão sobre “palavras de segurança“. Ensine as crianças palavras que expressam seus desejos, sentimentos e emoções que promovem comportamentos protetores como:

  • Pare
  • Não
  • Eu não gosto do que você está fazendo
  • Isso me deixa triste / irritado / com medo

Lembre-se de que os planos de aula pré-escolares sobre comportamentos de proteção dizem respeito a ensinar às crianças que elas têm o direito de se sentir seguras e dar às crianças as habilidades necessárias para se protegerem.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também
  1. Vera Silva Diz

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.