Plano de aula – Consciência Negra – Educação Infantil
Confira o plano de aula sobre consciência negra que elaboramos para a educação infantil!
Compreende-se a importância de debater sobre o Dia da Consciência Negra na sala de aula desde os anos iniciais. No dia 20 de novembro, celebramos a importância dos negros para a constituição da população brasileira, mas é importante ter em mente que trabalhar questões como o racismo nas escolas precisa ser algo recorrente.
Segundo estudos, nossa sociedade é composta, em sua maioria, por pessoas negras. Por isso a importância de trazermos a questão racial para a sala de aula.
Muitas crianças não se sentem representadas nos brinquedos, nos livros literários/didáticos e nas mídias em geral. Logo, é necessário o consumo de conteúdos diversificados para que nossas crianças tenham orgulho de sua origem.
É nesse momento que o papel da escola se faz primordial, visto que, no ambiente escolar, a criança compreenderá que nem todo mundo se parece fisicamente, por isso, todos devemos respeitar as diferenças e saber admirar o próximo.
A escola deve ser um ambiente de acolhimento, liberdade e amor. Ela só reunirá tais características se as aulas forem focadas no respeito ao ser humano e à diversidade.
Sendo assim, elaboramos um plano de aula sobre a consciência negra para a sua turma da educação infantil!
Plano de aula – Consciência negra
TEMA: Consciência negra
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Mostrar que cada pessoa difere uma da outra;
- Explicar que as características que diferenciam uma pessoa da outra devem ser respeitadas;
- Promover o respeito à diversidade;
- Estimular a criatividade, a memória e a linguagem.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Vídeo;
- Para o vídeo: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de colorir.
DESENVOLVIMENTO:
Nessa aula, você precisará contar com o auxílio de mais dois ou três funcionários da escola. Coloque-os à frente da turma, incluindo você, e pergunte às crianças se vocês são parecidos.
Nesse momento, seria interessante você chamar funcionários do mesmo sexo. Exemplo, se você for mulher, chame mais uma mulher e dois homens.
Feito isso, pergunte à turma quais são as características que diferenciam vocês. Caso as crianças não consigam elencar, direcione: cabelo, cor da pele, cor dos olhos, altura, formato do nariz, boca e olhos.
Em seguida, peça para a criança olhar para o colega ao lado e pergunte: “Seu colega se parece com você? Por quê?”.
Chame duplas ou trios para a frente da turma e faça a mesma atividade, peça para que a turma diga as diferenças e semelhanças das crianças que estiverem à frente.
Depois de analisar as características dos colegas, leve a turma à reflexão ao ponderar que não existe ninguém igual a ninguém. São justamente as nossas diferenças que fazem com que sejamos especiais.
Nesse momento, destaque algumas características suas e dos estudantes, por exemplo: “Se eu não tivesse o cabelo enrolado, eu não seria a professora ‘tal'”; “Se a criança ‘tal’ não tivesse a cor dos olhos que ela tem, ela não seria especial do jeitinho que ela é. Assim como a criança ‘tal’, que tem o tom de pele tão bonito quanto o da criança ‘tal'”.
Nesse momento, tente incluir todas as crianças, exaltando suas características. Em seguida, reproduza o seguinte vídeo disponível no YouTube:
Cante a canção junto com o vídeo para que as crianças consigam compreender a letra. Deixe que a música toque ao menos três vezes.
Chame a turma para cantar a música em pé para que uma criança possa abraçar a outra. Deixe-os à vontade para abraçar o colega que desejar.
Por fim, peça para que eles façam um desenho da turma reunida realizando a atividade que mais gostam: recreio, sala de aula, educação física, aula de arte.
Divirtam-se!
Veja mais em:
- Plano de aula – Festa Junina – Educação Infantil
- Plano de aula – Dia dos Pais – Educação Infantil
- Plano de aula sobre Folclore – Educação Infantil
- Plano de aula sobre a Páscoa – Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.