Plano de Aula de Educação Física – Dia do Circo

O plano de aula de Educação Física sobre o Dia do Circo traz sugestões de atividades para trabalhar coordenação motora, equilíbrio, cognição e expressões.

0

A Educação Física é de extrema importância para as crianças. A partir da disciplina, elas conseguem desenvolver a capacidade motora e cognitiva, além de aprender a interagir com os colegas e as demais pessoas em sociedade.

O professor de Educação Física, em conjunto com os demais educadores, consegue inserir diferentes temáticas no ensino e estimular o aprendizado de forma criativa e divertida.

Em função da comemoração ao Dia do Circo, e sob o auxílio das atividades lúdicas e pedagógicas, é possível trazer o espetáculo para o ambiente escolar.

Entre risos e gargalhadas e com muita energia, a equipe do Escola Educação preparou um plano de aula para o Dia do Circo!

Plano de aula de Educação Física – Dia do Circo

TEMA: Dia do Circo

ANO: Educação infantil e ensino fundamental

DURAÇÃO SUGERIDA: 4 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Levar a reflexão sobre a história do circo e os seus fundamentos na sociedade;
  • Identificar as práticas circenses como partes constituintes da cultura corporal;
  • Valorizar os elementos da cultura;
  • Promover a interação entre os alunos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Aparelho de som
  • Bambolês
  • Bola de tênis
  • Colchonete
  • Copo de plástico
  • Fita-crepe
  • Giz branco
  • Livro
  • Tinta facial

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1: Trabalhando o equilíbrio 

A aula será concentrada em atividades que visem trabalhar o equilíbrio dos alunos. Para isso, eles assumirão os papéis dos personagens equilibrista e malabarista.

Para o malabarista, é necessário fazer traços de diferentes formas geométricas no chão, com círculos, curvas, ondulados, retos e outros. Depois, a ideia é que os alunos brinquem e tentem permanecer em cima do risco, ademais, eles precisam fazer algumas ações enquanto estão na posição.

Sob as pontas dos pés, só com os calcanhares, com as mãos na cabeça e/ou na cintura, segurando um copo com água, jogando bolinhas de tênis, todos os atos devem ter como objetivo o equilíbrio.

PUBLICIDADE

Outra atividade para essa aula é a do equilibrista. Nessa, o professor faz uma linha no chão com fita crepe e a criança tem que andar com um pé na frente do outro equilibrando um livro na cabeça, sem deixar cair. 

Aula 2: Exercício rítmico

A aula será de muita diversão, com uma proposta da atividade com música que visa trabalhar o exercício rítmico dos alunos.

Primeiro, o professor lê a letra da canção com as crianças e ensina os movimentos que elas devem fazer. Após isso, ele liga o aparelho de som com uma música e as crianças dançam no ritmo.

Há alguns exemplos de músicas sobre o circo, tais como O circo já chegou (Xuxa) e O circo da alegria (Atchim e Espirro). Porém, o educador pode escolher qualquer hit e dirigir os seus alunos, pode até permitir que dancem livremente.

Aula 3: Desenvolvimento cognitivo e coordenação motora

Essa aula é de extrema importância para o desenvolvimento corporal das crianças, além do desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras.

A ideia é dispor de um colchonete no chão e treinar cambalhotas com a ajuda do professor. Espalhe também bambolês pela sala de aula e permita-os brincar pulando de dentro para fora e assim suscetivamente.

Realize um circuito de brincadeiras e atividades com os alunos, com cada atividade em uma ordem. Deixe-os brincar com um pé só, plantar bananeiras e fazer estrelinhas.

É importante se atentar a idade da turma, adequando as atividades conforme a faixa etária. Dependendo do tamanho da classe, também é possível dividir em grupos e fazer uma competição.

Aula 4: Expressão corporal e facial

A aula possui como objetivo trabalhar a expressão corporal e facial dos pequenos.

A primeira atividade sugerida é a de leitura e interpretação de um texto por parte dos alunos. Com isso, será possível identificar como é o vocabulário da criança, a capacidade de atuação, as expressões corporais, faciais e teatrais.

Procure alguma poesia, canção popular ou crie junto com eles para dramatizarem junto com os colegas. Uma sugestão pode ser a Hoje tem espetáculo? (Frajolla e Mariola).

Outra atividade que pode ser executada é a do palhaço. Divida a turma em pares e dê a eles tintas para pintarem o rosto dos colegas, certifique-se de que seja mesmo uma tinta facial para evitar alergias. Depois, peça para que imitem os palhaços e gargalhe bastante com a turma.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.