Plano de aula de Artes – Pinturas através de formas diferentes

O aluno poderá criar uma pintura usando texturas, pelo menos de três tamanhos diferentes e de diversas formas e uma variedade de cores.

0

TEMA: Pinturas através de formas diferentes

ANO: Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2

OBJETIVOS: 

  • Os alunos serão capazes de criar pinturas através de diferentes materiais. Esse exercício estimula a criatividade e ajuda a fixar o nome das formas geométricas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Diferentes objetos com formas e tamanhos variados: Quadrado (caixa de leite, bloco), redondo (moeda, borracha), triângulo (caixa de doces Toblerone), etc;
  • Papéis de diferentes cores;
  • Tintas de diferentes cores;
  • Superfície para depositar as tintas;
  • Jornais velhos ou papel toalha.

INTRODUÇÃO:

Explique aos alunos que eles farão pinturas utilizando diferentes cores e formas geométricas. Coloque todos os itens na mesa, incluindo as tintas os objetos de diferentes formas.

DESENVOLVIMENTO:

  1. Dê a cada aluno um papel colorido (deixe que escolhe a cor que desejar) e uma bandeja com diversas cores
  2. Instrua-o a mergulhar um dos objetos na tinta e pressionar no papel, diga-lhe que ele deve usar várias cores, formas e posições diferentes.
  3. É importante deixar claro que eles devem limpar a forma para só então colocar a nova cor, assim deixará a cor mais viva no papel. Porém, deixe-o livre para carimbar um objeto com duas cores diferentes.

ADAPTAÇÃO:

Essa atividade pode ser adaptada para uma aula de matemática ou uma aula sobre lição de vocabulário. Você pode ensinar sobre formas da geometria ou criar uma lição onde ensina nomes das formas, cores e tipos de tamanhos.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.