Plano de aula de História – Cristo Redentor

Nesse plano de aula sobre o Cristo Redentor, os alunos pesquisam sobre a estátua e escrevem um relatório sobre sua história, examinando características estruturais e históricas.

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O Cristo Redentor é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, além de ter sido consagrado como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Localizada no Rio de Janeiro, no topo do Morro do Corcovado, a estátua retrata Jesus Cristo de braços abertos.

Um cartão postal carioca, as suas cores mudam em diferentes épocas do ano, em função de datas significativas, como as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Desde a sua inauguração, em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor atrai turistas do Brasil e do mundo todo para lhe admirar e apreciar do alto a beleza da famosa cidade maravilhosa.

Plano de aula – Cristo Redentor

TEMA: Cristo Redentor

ANO SUGERIDO: Ensino fundamental

DURAÇÃO SUGERIDA: Uma aula de 45 a 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Pesquisar na Internet para aprender sobre o Cristo Redentor;
  • Escrever um relatório sobre a história do monumento;
  • Revisar os dados conhecidos, por exemplo, localização e altura do Cristo, entre outras informações.

DESENVOLVIMENTO:

Leia abaixo os momentos desta lição. Informações específicas, instruções, recursos e recomendações para o projeto podem ser adaptados.

Primeiramente, os alunos precisam pesquisar on-line sobre o Cristo Redentor para escrever um breve ensaio sobre a história do monumento. Eles podem trabalhar de forma individual ou em grupo.

Depois, a turma revisa as informações que encontraram e discute sobre o contexto que levou a instalação do monumento naquele local, entre outros fatores históricos.

Então, todos fazem uma autoavaliação de seus conhecimentos sobre o Cristo Redentor.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados em:

  • Sua participação na atividade de sala de aula;
  • Seu conhecimento sobre o assunto, conforme demonstrado em seu trabalho de classe e relatórios escritos;
  • A qualidade de sua pesquisa on-line e sua capacidade de avaliar e interpretar efetivamente essa pesquisa;
  • A qualidade de seus relatórios escritos.

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