Plano de aula Dia da Mulher – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Plano de aula para ser desenvolvido na semana do Dia Internacional da Mulher.

0

A equipe do Escola Educação selecionou nesta postagem uma sugestão de plano de aula para o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Sugerimos que o modelo seja direcionado à educação infantil e ao ensino fundamental I.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século XX. Entretanto, ele foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A data é comemorada em mais de 100 países.

Plano de aula – Dia da Mulher

TEMA: Dia Internacional da Mulher

ANO: Educação infantil e ensino fundamental I

DURAÇÃO: 4 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Promover a reflexão sobre a importância de valorizar as mulheres;
  • Valorizar a amizade entre as mulheres;
  • Promover a união da classe.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • TV
  • Folha branca
  • Lápis de cor
  • Fotografia

DESENVOLVIMENTO:

Aulas 1 e 2

As duas primeiras aulas se concentrarão na transmissão do filme Frozen, que aborda a relação entre duas irmãs. A ideia central do filme é valorizar a relação entre elas.

Aula 3

PUBLICIDADE

A terceira aula consistirá no diálogo com a turma sobre o filme: Qual parte do filme vocês mais gostaram? Qual parte vocês menos gostaram? Qual a diferença entre Frozen e os outros contos de fadas (Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, Rapunzel)?

Caso as crianças não consigam fazer uma ligação sobre a diferença da história de Fronzen com a dos outros contos de fadas, busque direcionar o diálogo, perguntando: Tem algum príncipe encantado no filme? Quais são as personagens que mais aparecem nele? Qual cena que envolve as duas irmãs vocês mais gostaram?

Após o debate, peça para que os alunos desenhem a cena do interesse deles em um papel.

Depois dos desenhos prontos, escolha os que aparecem as duas irmãs juntas e pergunte aos alunos por que aquela cena foi interessante aos olhos deles.

A ideia do diálogo aberto com a turma é fazer os alunos perceberem o quanto é importante uma mulher ajudar e querer o bem da outra (busque incluir os meninos no debate). Diga que sozinhas não chegaremos a lugar algum e que a ajuda dos rapazes é muito importante para que todos sejamos alegres, amigos e responsáveis uns com os outros.

Destaque todos os desenhos no mural ou nas paredes da sala. É importante valorizar a produção dos estudantes.

Aula 4

Para a quarta aula, solicite que eles tragam de casa uma foto de alguma mulher especial na vida deles. Poder ser a mãe, avó, tia, madrasta, amiga ou prima.

Peça que eles segurem a foto que trouxeram e pergunte por que a mulher presente na foto é importante para eles. Por que ela te escuta? Por que ela cuida de você? Por que ela brinca com você? Por que ela te faz carinho? Por que ela te faz sorrir?

Seria importante a professora/professor também se envolver nessa atividade levando consigo a foto de uma mulher importante para si. Dessa maneira, ficará mais fácil estimular a fala dos alunos.

Depois do diálogo, peça que eles façam um desenho que lembre a pessoa da foto. Pode ser um desenho da própria pessoa ou de algum momento que ele goste de passar com ela. A ideia principal dessa aula é fazer com que os alunos reflitam de uma maneira lúdica e participativa.

ATIVIDADES INTERATIVAS:

  • Diálogo
  • Desenho e pintura

Veja mais em: Plano de aula de Artes sobre amizade – Aceitando as diferenças!

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.