Plano de aula de História – Reescrevendo fatos históricos

Com este plano de aula os estudantes obterão uma melhor compreensão das realizações de figuras históricas famosas.

0

Os alunos aprenderão sobre imprecisões amplamente aceitas nas histórias de figuras históricas mundiais.

Objetivos

Os estudantes obterão uma melhor compreensão das realizações de figuras históricas famosas. Eles vão explorar as razões pelas quais alguns indivíduos parecem relativamente esquecidos, apesar das conquistas maiores do que as de suas contrapartes mais famosas.

Materiais necessários

  • Computador (es) com capacidade de processamento de texto e acesso à Internet.
  • (Se desejado) Acesso aos alunos ou funcionários da escola para realizar uma breve pesquisa.
  • (Se desejar) Modelos para ajudar os alunos a planejar escrever artigos de jornal.

Plano de aula

Por anos, os livros de história têm elogiado as conquistas dos pioneiros americanos. Muitos nomes estão gravados nas memórias de qualquer pessoa que passou por uma aula de história em nível elementar. Embora esses luminares históricos sejam dignos de elogios, os relatos de suas vidas nem sempre são historicamente precisos.

Nesta lição, os alunos trabalham individualmente ou em grupos ao longo de vários dias para pesquisar as histórias verdadeiras por trás de figuras famosas. Depois, escrevem um artigo de jornal sobre o que aprenderam.

No primeiro dia , os estudantes começam usando realizando pesquisas adicionais para descobrir as verdadeiras circunstâncias em torno de uma realização histórica particular. Eles devem descobrir quem, se alguém, realmente conseguiu o feito e porque a realização foi erroneamente relatada por muitos anos.

Extensão opcional: os alunos podem entrevistar ou pesquisar colegas mais velhos ou mais jovens. Assim conseguirão avaliar até que ponto a comunidade escolar acredita nas imprecisões históricas identificadas. Em termos de pesquisas, os alunos podem escrever perguntas de múltipla escolha.

Alternativamente, eles podem fazer perguntas mais desafiadoras, como: “A primeira pessoa a pilotar com sucesso um avião pelo Oceano Atlântico foi _______________.” Os alunos devem selecionar uma amostra representativa de pessoas para pesquisar e calcular os resultados. Os nomes dos participantes da pesquisa devem ser mantidos em sigilo.

No segundo dia, com base em suas pesquisas (e nos resultados da pesquisa, se aplicável), os alunos descrevem uma notícia que escreverão sobre suas descobertas. Eles podem usar as “evidências” que descobriram, bem como os dados da pesquisa (se coletados) para respaldar a ideia e o ângulo da história.

Os alunos devem identificar “quem, o quê, quando, onde e por que” aconteceu determinado fato. Além disso, os alunos devem receber instruções breves sobre como citar fontes de pesquisa e citar indivíduos. Essas técnicas são conhecidas como o método de escrita “pirâmide invertida”.

Dia três

No dia 3, os alunos escrevem suas notícias, incluindo uma manchete de acompanhamento.

Um dia 4 opcional pode ser gasto conduzindo conferências de escritores, revisão por pares ou auto-revisão e, em seguida, revisando as matérias de acordo.

No último dia, os alunos apresentarão as suas notícias à turma.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.