Plano de aula de História – Doutrina Monroe – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre a Doutrina Monroe que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!
A Doutrina Monroe foi um conjunto de regras anunciado em 1823 pelo então presidente dos Estados Unidos (EUA), James Monroe.
O objetivo era impedir que os países europeus interviessem em qualquer questão interna às nações americanas.
A Doutrina Monroe foi proferida através de um discurso que evidenciou o seguinte princípio: América para os americanos.
Tal discurso colocou os EUA em uma posição de líder dos demais países da América e definiu as ações do país norte-americano diante das antigas metrópoles coloniais.
Veja o plano de aula sobre a Doutrina Monroe que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!
Plano de aula – Doutrina Monroe
TEMA: Doutrina Monroe
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Entender o que foi a Doutrina Monroe;
- Compreender os motivos que fizeram os estadunidenses criarem a Doutrina Monroe;
- Entender o papel dos Estados Unidos no combate à recolonização da América;
- Compreender os impactos da Doutrina Monroe no continente americano e no restante do mundo.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagem;
- Para reproduzir a imagem: TV, computador, notebook, projetor de vídeo;
- Lápis de escrever;
- Folha branca.
DESENVOLVIMENTO:
Inicie a aula reproduzindo a seguinte imagem:
Analise-a junto à turma fazendo as seguintes perguntas:
- Qual é o nome do objeto que o senhor está colorindo?
- Quais são as cores que ele está utilizando para colorir o globo? Elas representam o quê?
- Qual é a região do globo que está praticamente coberta pela bandeira dos Estados Unidos?
- O senhor que está colorindo o globo, parece querer pintar somente as regiões já coloridas ou toda a esfera?
- Quais são as regiões que faltam ser pintadas?
- Analisando o senhor da imagem, vocês diriam que ele está representando qual país? Por quê?
- O que essa imagem está querendo dizer?
Em seguida, apresente o tema da aula: Doutrina Monroe. Diga quem foi o seu criador e quais eram seus principais objetivos:
- Não permitir a existência de novas colônias no continente americano;
- Não permitir a intromissão de nenhum país europeu nos assuntos internos dos países americanos;
- Os EUA não deveriam interferir nas questões específicas das nações europeias.
Destaque as causas que levaram os estadunidenses a criar tal conjunto de regras. Resgate o período da história marcado pela colonização da América pelos países europeus.
Pergunte: Por que os Estados Unidos queriam impedir que as nações europeias se envolvessem nos assuntos internos dos países americanos?
Saliente que o principal objetivo dos norte-americanos com criação da Doutrina era garantir seu enriquecimento e sua influência nas nações americanas.
A ajuda estadunidense prestada aos países da América vinha acompanhada de ações que beneficiavam a economia dos Estados Unidos. Nesse momento, cite o caso de Cuba e da Colômbia.
Em seguida diga que, ao mesmo tempo em que a Doutrina Monroe garantiu o desenvolvimento econômico dos norte-americanos, ela também garantiu que nenhuma nação americana fosse colonizada novamente pelos países europeus.
ATIVIDADE:
Retorne à imagem reproduzida no início da aula e peça para a turma escrever um texto relacionando-a com a Doutrina Monroe.
Veja mais em:
- Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Inconfidência Mineira – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de História – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil (1808) – 8º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.