Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre a Revolução Francesa que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!


A Revolução Francesa foi um período repleto de agitações sociais e políticas que ocorreram no final do século 18, mais especificamente entre os anos de 1789 e 1799, na França.

O impacto desta revolução foi duradouro não só para a França, mas para a Europa e para todo o mundo ocidental.

Responsável por provocar o fim do absolutismo, a Revolução Francesa foi um evento extremamente importante para a história do Ocidente, sendo usada até mesmo para marcar a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.

Sendo assim, elaboramos um plano de aula sobre a Revolução Francesa direcionado para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental. Confira!

Plano de aula de História – Revolução Francesa

TEMA: Revolução Francesa

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Entender o que foi a Revolução Francesa e a fase do Terror;
  • Diferenciar os girondinos e os jacobinos;
  • Compreender os impactos da Revolução Francesa para a França e para o mundo ocidental;
  • Entender a importância da guilhotina para a compreensão da fase do Terror.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula reproduzindo a seguinte imagem à turma:

Revolução Francesa

Convide os estudantes a ler a manchete da matéria do Estadão veiculada em 2018. Em seguida, pergunte: Vocês sabem o que é uma guilhotina?

Em seguida, comece a explicar o que foi a Revolução Francesa, mais especificamente a fase do Terror.

Diferencie os jacobinos dos girondinos e explique por que existe uma fase da Revolução Francesa chamada de Terror.

Durante a explicação da fase do Terror, responda a pergunta que você fez inicialmente sobre o que é uma guilhotina. Explique as razões que fizeram com que este instrumento fosse largamente usado durante esse período e qual grupo (girondinos ou jacobinos) estavam no poder.

Fale sobre os impactos da Revolução Francesa na França e no restante do mundo ocidental.

Feito isso, retorne à imagem que retrata a manchete do Estadão e pergunte à turma:

  • Quem teria interesse em comprar uma guilhotina?
  • Por que este objeto possui tanto valor a ponto de ser colocado em um leilão?
  • Vocês acham que essa manchete causou estranheza nas pessoas? Por quê?
  • Vocês acreditam que a guilhotina tem algum “valor histórico”? Por quê?

O objetivo é que você leve os estudantes a refletir sobre os motivos que levariam uma pessoa a comprar um objeto que foi largamente usado durante o século 18 na França para matar pessoas.

Em seguida, pergunte à turma se alguém compraria uma guilhotina para decorar sua casa. Depois que todos se manifestarem e demonstrarem seus pontos de vista, indague: Vocês acham que um objeto como esse, seria mais útil dentro de uma propriedade privada (casa) ou dentro de um museu? Por quê?

A ideia é que os estudantes reflitam sobre a importância do acesso ao conhecimento histórico e ao direito à memória que somente um objeto de valor histórico, isto é, uma fonte histórica propiciará às pessoas. Por isso, a importância de eles serem acessíveis ao público e aos pesquisadores.

Como atividade, imprima a lista de questões sobre a Revolução Francesa e solicite que os estudantes as respondam. Em seguida, corrija junto com a turma.

Clique aqui e baixe o plano de aula sobre Revolução Francesa em PDF!

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