Plano de aula sobre formas geométricas – Educação infantil
Plano de aula para ensinar crianças de 4 a 5 anos a reconhecer, identificar e classificar formas geométricas no dia-a-dia. Mostramos como trabalhar com desenhos, cores e criação de personagens dentro desse tema.
Na educação infantil sempre temos que buscar o despertar da imaginação e criatividade das crianças, trabalhando com desenhos, cores e criação de personagens, por exemplo.
Nesse plano de aula, mostramos como ensinar as formas geométricas para as crianças de 4 a 5 anos, proporcionando diversão e fazendo a conexão do aprendizado com o dia-a-dia delas.
Plano de aula – Formas geométricas – Educação infantil
TEMA: Formas geométricas
HABILIDADES DA BNCC: (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 30 minutos.
OBJETIVOS:
- Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo;
- Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Figuras geométricas em EVA ou outro material de sua preferência;
- Imagens impressas.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Atividade: Conhecendo as formas geométricas
Apresente as formas geométricas para as crianças através das figuras em EVA e de uma estorinha. Veja uma sugestão a seguir:
Estória das formas geométricas
Certo dia o quadrado amarelo estava brincando no parquinho quando viu um círculo verdinho pulando feito um sapinho. O quadrado ficou espantado! Como ele consegue fazer isso? Ele pula, rola e gira sem parar!
Percebendo a situação, aproximou-se o retângulo vermelho, primo do quadrado amarelo, e perguntou: Você não conhecia o círculo verde? Minha mãe já me explicou que ele faz tudo isso porque seu corpo é redondinho. Ele não tem lados como nós, primo.
Então o quadrado olhou-se por um instante e disse: É verdade! Temos quatro lados, e eu sou mais gordinho e você mais achatadinho. Ouvindo isso, apareceu o triângulo azul e exclamou: Ei! Eu também tenho lados! Mas não somos iguais, porque só tenho três, vejam!
Assim, as figuras ficaram se conhecendo e observando suas diferenças e nem perceberam um vento forte chegar. O triângulo, o quadrado e o retângulo ficaram em seus lugares sem se preocupar, mas o círculo pôs-se a girar.
Nessa hora, os três amigos com lados tiveram a ideia de fazer uma barreira em volta do círculo até a ventania acabar. E foi assim que o puderam salvar.
Depois desse dia, as quatro figuras se tornaram amigas inseparáveis e até hoje estão por ai a formar muitos objetos e coisas para se utilizar.
2ª Atividade: Identificar e classificar as formas geométricas
Distribua desenhos impressos formados por formas geométricas e peça para pintar cada forma de uma cor específica.
Exemplo: Pinte as formas geométricas com as seguintes cores:
Sugestões de desenhos:
3ª Atividade: Identificar e classificar as formas geométricas
Para começar, converse como as crianças sobre como as formas geométricas estão presentes nos objetos ao nosso redor.
Você pode mostrar objetos da própria sala de aula, como o quadro, o tampo da mesa, o relógio da parede etc. Também pode levá-las para dar uma volta pela escola e pedir que procurem mais objetos ou coisas que lembrem as formas geométricas.
Depois, proponha atividades impressas para estimular a classificação de objetos cotidianos em formas geométricas.
Exemplo:
AVALIAÇÃO:
- A avaliação pode ser feita observando o desempenho dos alunos na realização das atividades;
- Além disso, peça para que eles procurarem novos objetos com formas geométricas em suas casas, para compartilhar com a turma na aula seguinte.
Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF!
Você também pode se interessar:
- Atividades com formas geométricas
- Plano de aula Explorando os sólidos e geométricos com as crianças – Educação Infantil
- Plano de aula – Ler, comparar e ordenar números – Educação Infantil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.