Plano de aula para Berçário 2
Se você está procurando jogos e atividades para desenvolver as habilidades de linguagem das crianças, aqui temos algumas ótimas ideias.
Toda criança cresce e aprende coisas novas em seu próprio ritmo.
O guia de atividades é projetado em torno das principais rotinas. Cada rotina oferece múltiplas oportunidades para interações com adultos.
12 – 18 Meses
Como normalmente age:
- Imita outros durante as brincadeiras;
- Pode ter mau humor e fazer birras;
- Mostra medo com estranhos;
- Usa várias palavras isoladas;
- Aponta para as coisas que ele / ela quer;
- Anda sem pedir ajuda;
- Gosta de rabiscar coisas;
- Diz e balança a cabeça para a palavra “não”;
- Bebe no copo e come com a colher.
Primeiras palavras, primeiros passos e primeiros esforços para a independência – o que é um momento emocionante para os pais.
Vamos Comer:
- Deixe mais tempo para a criança praticar a própria alimentação ela mesma com uma colher e bebendo de um copo de canudinho;
- Ensine e use linguagem de sinais simples (consulte recursos) como “comer” “Mais leite”, “por favor”, “obrigado” e “acabou”. A comunicação é uma ferramenta maravilhosa para ajudar sua criança a se comunicar enquanto a linguagem está sendo desenvolvida
Vamos caminhar:
- Brinque com bolas! Incentive a criança a jogar, empurrar e chutar uma bola para a frente.
- Derrube vários brinquedos pequenos de plástico e peça para encher o balde com itens, crianças gostam de encher e despejar as coisas uma e outra vez!
Vamos compartilhar palavras e histórias:
- Leia um livro para a criança. Depois mergulhe o dedo das crianças nas tintas não tóxica vermelha, azul, etc e pressione os dedos no papel. Converse sobre como as cores se misturam para criar outras cores;
- Procure livros com fotos reais de animais e faça exercícios, faça os sons de animais juntos. Fale sobre os animais. Por exemplo,
“A cobra é viscosa e faz sons de assobio.”.
Vamos dizer Olá e Adeus:
- Quando uma tempestade está chegando, alivie o medo da criança e torne-a divertida cantando uma música sobre a chuva.
Outras atividades:
- Partes do corpo: Ensine o nomes de partes do seu corpo e, em seguida, peça para apontar para o nariz, olhos, ouvidos, etc.
- Jogos com instruções: As crianças nessa idade são cada vez mais capazes de seguir instruções simples e ficarão tão orgulhosas de si mesmo quando puder fazer o que você pedir. Isso pode incluir fechar a porta ou trazer a bola roxa.
- Formas e números: Fale sobre formas, cores e números durante todo o dia. “Isso é uma bola redonda e vermelha.” “Temos apenas uma banana sobrando.” “Vamos encontrar sua camiseta verde.”
- Coordenação motora: A Tarefa de uma criança é pegar uma bola no balde usando uma colher gigante. As crianças mais novas podem usar as mãos em vez de uma colher. Ótimo para o desenvolvimento da coordenação olho-mão.
- Arremesso: Esta é outra atividade que faz muito sucesso. O objetivo é jogar as bolas para dentro de uma caixa.
- Procure os animais: Rasgue um papel de seda em pequenos pedaços e esconda os animais de brinquedos por baixo. Quando a criança encontrar cada um deles, você pede para repetir os nomes e sons de animais. Esta é uma ótima atividade sensorial e ajuda no desenvolvimento da linguagem.
- Ande por cima de sacos sensoriais: Meias velhas podem ser transformadas em sacos sensoriais. Encha-os com feijão, arroz, macarrão, farinha de trigo, farinha ou qualquer outro grão. A criança pode brincar com eles, tocá-los, escondê-los em caixas ou andar sobre eles.
- Combine tampas com garrafas: Esta é uma tarefa fácil de fazer e que as crianças gostam. Tudo o que você precisa é de um par de garrafas plásticas vazias e tampas. É difícil para as mãos pequenas colocarem uma tampa em uma garrafa, elas podem precisar de muita prática. Fica mais desafiador quando há tampas de tamanhos diferentes e elas precisam escolher o caminho certo. Benefícios: desenvolvimento de habilidades motoras, compreensão e reconhecimento de forma e tamanho.
18 – 24 Meses
Como normalmente age:
- Diz 30-50 palavras e algumas frases;
- Mostram interesse em usar o peniquinho;
- Mostra uma variedade de emoções;
- Mostra comportamento desafiador;
- Constrói torres de 4 ou mais blocos;
- Pode nomear objetos familiares;
- Entende “meu” e “Dele e dela”.
Vamos Comer:
- Veja fotos de alimentos em revistas e ensine os nomes para a criança. Ajude-a a rasgar ou cortar (com tesoura tamanho criança) imagens de alimentos e cola-los para fazer um livro de alimentos. Conte os alimentos juntos.
- Fale sobre como os vegetais crescem e como ajudam a criança a ficar forte.
Vamos caminhar:
- Desenhe um mapa simples da escola (como a sala de aula e corredores) antes de dar um passeio e apontar os lugares no mapa à medida que você os passa.
Vamos compartilhar palavras e histórias:
- Relacione histórias com coisas que a criança está familiarizada e pergunte coisas como: “Onde os cães vivem?” “Que som faz um cão?”
- Permita que a criança olhe para livros de forma independente e conte a história para você.
Vamos dizer Olá e Adeus:
- Quando for a hora de limpar os brinquedos, cante uma música mostrando-lhe como e onde colocar brinquedos e elogie a criança enquanto ele / ela limpa. “Uau, você está fazendo um ótimo trabalho guardando os seus brinquedos!”
Outras atividades:
- Movendo os botões: Coloque alguns botões em um saco plástico, adicione um pouco de gel, desenhe um círculo na parte de trás do saco e cole-o na janela. O objetivo da atividade é mover todos esses botões dentro do círculo. É ótimo para o desenvolvimento de habilidades motoras!
- Pintura no gelo: A pintura pode ser mais divertida para as crianças quando elas pintam algo incomum. Faça elas tentarem pintar nos cubos de gelo, vai ser uma grande atividade sensorial para ela, as crianças ficam muito curiosas sobre o que está acontecendo.
- Classificando as cores: Esta atividade é ótima para a classificação de cores, é fácil de fazer e limpar. Peça para que a criança coloque elásticos de cabelo em canudos, a cor do elástico na cor do canudo correspondente.
- Aprendendo as emoções: Desenhe rostos felizes, surpresos, zangados e tristes nos balões e peça para que a criança tente copiar as expressões do rosto.
- Andando em plástico-bolha: Se você receber algum pacote com plástico bolha, não o jogue fora! Coloque o plástico-bolha no chão e peça para que as crianças andem sobre ele.
Item Relacionado: Plano de Aula para Berçário I
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.