Plano de aula – Sequência numérica de 2 em 2 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Confira uma sugestão de plano de aula sobre sequência numérica para o 1° ano do ensino fundamental, com ideias legais para ensinar os seus alunos a contar de 2 em 2.
Existem diversos tipos de sequências numéricas e uma das mais simples, é a sequência de 2 em 2. No 1° ano do ensino fundamental, já é o momento de introduzir tal sequência para os seus alunos.
O que se espera é que as crianças entendam que contagens podem ser feitas mais do que de uma em uma unidade. Mas como ensinar isso a elas?
Preparamos um plano de aula especialmente para você mostrar aos alunos, de uma forma divertida, como fazer contagens de 2 em 2.
Confira, a seguir, nosso de plano de aula sobre sequência numérica de 2 em 2 para o 1° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Sequência numérica de 2 em 2
TEMA: Sequência numérica de 2 em 2
TEMPO SUGERIDO: em torno de 2 horas e 30 minutos.
HABILIDADES BNCC: (EF01MA05) – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
OBJETIVOS:
- Entender que os números podem ser contados de 2 em 2.
- Contar os números de 2 em 2.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Atividade impressa
- Cola
- Quadro e giz
DESENVOLVIMENTO:
1° atividade: Contando de 2 em 2
Escreva os números de 1 a 20 no quadro negro e peça aos alunos para contar.
Em seguida, escreva a sequência dos números de 2 em 2 e peça para contarem novamente.
__ 2 __ 4 __ 6 __ 8 __ 10 __ 12 __ 14 __16 __ 20
Converse com eles sobre contagens, diga que os números não precisam ser contados apenas de 1 em 1, eles podem ser contados de 2 em 2 também.
Cite exemplos de situações em que pode ser mais interessante contar de 2 em 2, como contar o número de sapatos, de meias ou de olhos.
2° atividade: Brincadeira “Corrida do sapato”
Sabe aquela brincadeira de corrida do sapato, onde os alunos competem para ver qual grupo consegue procurar e calçar os seus sapatos primeiro?
Ela é uma brincadeira versátil, que é muito utilizada e os alunos costumam se divertir bastante com ela.
Vamos fazer essa brincadeira com a turminha?
Para os alunos aprenderem que os números também podem ser contados de 2 em 2, vamos realizar essa brincadeira em duas etapas.
1° etapa:
Divida a turma em dois grupos, podem ser meninos contra meninas, por exemplo.
Peça para todos tirarem seus sapatos e faça um monte com os sapatos de cada grupo.
Cada grupo deve formar uma fila, com uma certa distância do seu monte.
Durante um tempo marcado por você, eles devem correr até o monte, procurar um pé do seu par de sapatos, calçar e voltar para o final da fila. Atenção: o aluno deve calçar apenas um pé em cada ida ao monte!
Quando acabar o tempo, conte quantos pés de sapatos cada equipe conseguiu. Nessa hora, a contagem será de 1 em 1.
A equipe que somar a maior quantidade de pés de sapato calçados, vence a etapa.
2° etapa:
Repita a brincadeira, mas, agora, cada vez que o aluno for ao monte, ele deve procurar e calçar o seu par de sapatos completo.
Quando acabar o tempo, conte quantos pés de sapatos cada equipe conseguiu. Nessa hora, a contagem será de 2 em 2 (em pares).
Para agitar ainda mais a brincadeira, uma sugestão é colocar uma música bem animada durante o tempo da corrida.
3° atividade: feijões amigos
Prepare uma atividade impressa com vários desenhos de vasos de planta (vazios).
Em cada vaso, o aluno deverá colar 2 dos seus feijões. Crie uma história sobre esses feijões, diga que eles são amigos inseparáveis e que querem ser plantados juntos.
Depois, peça para fazerem a contagem dos feijões que colaram de 2 em 2, escrevendo o número correspondente logo abaixo dos feijões.
AVALIAÇÃO:
Observe a participação e desempenho dos alunos nas atividades.
Faça perguntas como:
- O que vocês acharam de contar de 2 em 2?
- Vocês podem dar exemplos de outras situações onde contar de 2 em 2 pode ser melhor?
- Após o 20, quais são os próximos números, se contarmos de 2 em 2?
Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!
Você também pode se interessar:
- Plano de aula sobre números pares – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula sobre adição – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.