Plano de aula sobre adição – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Veja um modo de ensinar adição para alunos do 1° ano, utilizando materiais de fácil acesso que vão ajudar os alunos a compreenderem as ideias da adição.

0

A adição esta relacionada a muitas ideias e, apesar de conseguirem adicionar dois números, muitos alunos não conseguem resolver problemas matemáticos de adição quando são contextualizados.

Isso acontece porque o ato de adicionar pode ser apresentado de diferentes formas, no sentindo de juntar, acrescentar, somar e até mesmo como o contrário da subtração.

Nesse plano de aula, mostramos como apresentar as diferentes ideias da adição para alunos do 1° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Compreendendo a adição

 TEMA: A adição e suas diferentes ideias

HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

TEMPO SUGERIDO: 2 horas e 30 minutos.

OBJETIVOS:

  • Compreender que a adição está relacionada a ideia de somar, juntar e acrescentar;
  • Entender que retirar e separar são ideias contrárias à adição.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Dois potes transparentes;
  • Tampinhas de garrafa PET (ou bolinhas coloridas);
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1° atividade: Compreendendo as ideias da adição.

Essa atividade será realizada em duas partes e você precisará de dois potes transparentes e uma boa quantidade de tampinhas de garrafa PET.

Tampinhas de garrafa pet
Tampinhas de garrafa PET.

Parte 1

  • Apresente aos alunos, os dois potes transparentes com diferentes quantidades de tampinhas dentro.
  • Peça para que te ajudem a contar quantas tampinhas há em cada um dos potes. Anote os números na lousa.
  • Em seguida, junte todas as tampinhas em um único pote e peça para que contem novamente. Anote esse número na lousa também.
  • Diga a eles que o que acabaram de fazer foi somar duas quantidades e que o número obtido é o resultado da conta.
  • Escreva no quadro a conta completa, indicando as parcelas, o sinal de mais e o total.
  • Aproveite esse momento para conversar com eles sobre as várias ideias da adição: somar, juntar e acrescentar.

Parte 2

  • Convide um aluno à frente.
  • Peça que ele distribua as tampinhas nos dois potes, da maneira que ele quiser, sem precisar ser em partes iguais.
  • Junto aos demais alunos, conte quantas tampinhas há em cada pote e depois mostre a eles que, apesar de os números serem diferentes, o total é o mesmo obtido anteriormente (parte 1).
  • Nesse momento, discuta com eles sobre o fato de diferentes parcelas resultarem no mesmo total em uma adição.

2° atividade: Compreendendo as ideias contrárias à adição.

Nessa atividade, também utilizaremos os potes e as tampinhas.

  • Com todas as tampinhas em um só pote, contem juntos e anote o número.
  • Retire uma quantidade de tampinhas e anote o número correspondente.
  • Em seguida, conte as tampinhas que restaram no pote e também anote.
  • Mostre a eles que se juntarem as tampinhas que sobraram com as tampinhas retiradas, vocês voltam a ter o número inicial de tampinhas.
  • Escreva na lousa, a operação de subtração e de adição, que vocês acabaram de realizar.
  • Converse com eles sobre a subtração ser a operação contrária à adição, aproveite o exemplo das tampinhas e fale que retirar e separar são ideias contrárias a somar, juntar e acrescentar.

Você pode realizar esse procedimento mais algumas vezes, retirando quantidades diferentes de tampinhas. Essa repetição ajudará o aluno a fixar melhor o que aprendeu.

AVALIAÇÃO:

  • Observe o interesse e participação dos alunos durante a aula.
  • Faça perguntas envolvendo cálculo de adição, mas sem utilizar essa palavra. Sugestões: Quantos anos vocês vão ter daqui a 4 anos? Quantos meninos e quantas meninas há nessa sala? Quantos alunos há no total?
  • Proponha atividades impressas envolvendo os conceitos e ideias vistas na aula e analise o desempenho deles.

Uma sugestão de atividade:

Atividade de somar 2

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.