Plano de Aula sobre Biomas Brasileiros

Nesta lição, os alunos aprenderão sobre os seis biomas brasileiros através de uma aula interativa.

O Brasil se agrupa em regiões edafoclimática com características em comuns. Essas regiões formam, o que chamamos de biomas brasileiros. Os Biomas brasileiros
compreendem os grandes ecossistemas que aqui existem, e segundo o IGBE podem ser seis, sendo: Cerrado; Amazônia; Caatinga; Mata Atlântica; Pantanal; Pampas. Cada
região apresenta características próprias de Fauna, Flora, relevo, solo e clima. Em alguns lugares essas propriedades se misturam formando um “micro bioma” especifico apenas daquela região.

TEMA:

  • Biomas Brasileiros

DURAÇÃO:

  • 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Entender o conceito de ecossistema e de bioma;
  • Caracterizar os biomas brasileiros;
  • Identificar os biomas brasileiros;
  • Compreender algumas relações existentes entre a fauna, a flora e o homem do bioma;
  • Visualizar os riscos que os biomas brasileiros correm.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show
  • Imagens de animais brasileiros impressos
  • Imagens dos biomas impressos
  • Mapa brasileiro de biomas
  • Cola

DESENVOLVIMENTO:

1. A aula deve começar com uma explicação teórica sobre o que é ecossistema.

  • a. Descreva e exemplifique sempre utilizando o Data Show.

2. Agora comece apresentando aos alunos a definição de bioma, junto com uma imagem com características próprias de cada bioma. Ex: Na hora de falar da Caatinga mostrar uma foto com arvores sem folhas, o solo rachado devido a falta de água e animais típicos, como alguns lagartos.

3. Faça isso para todos os biomas.

4. Caracterize os biomas brasileiros a fundo. Tente mostrar o máximo de imagens.

5. Tente relacionar as estruturas anatômicas e fisiológicas dos animais que você mostrar com o bioma que aquele animal pertence. Ex: As plantas da Caatinga perdem as folhas como forma de defesa dos muito dias sem água. Os macacos conseguem se adaptar bem às arvores da Amazônia devido a capacidade dos dedos dos pés e das mãos se agarrarem. Use outros exemplos.

6. Cole o mapa dos biomas brasileiros na parede da sala. Esse mapa:

7. Divida a turma em 5 grupos
8. Para cada grupo dê as imagens dos animais e dos biomas.
9. Peça para que eles se reúnam e discutam entre si sobre essas imagens. Dê algo em torno de 10 minutos para discussão.
10. Agora, como parte final, peça para que eles colem 1 a 1 as figuras no mapa dos biomas explicando o porquê que aquele animal ou aquela paisagem pertence a determinado bioma.
11. Não esqueça que nessa parte da aula, os alunos já devem ter visto todo o
arcabouço de informações teóricas sobre os biomas.
12. Como dica, usar o site da National Geographic Brasil para obter as imagens e as informações acerca dos biomas

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação pode ser realizada através da participação em sala de aula na atividade proposta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More