Plano de aula sobre Império Romano e Imperadores

Este plano de aula tem como objetivo ensinar os alunos sobre o Império Romano. O foco será em alguns dos mais importantes imperadores romanos que já existiram.

Este plano de aula tem como objetivo ensinar os alunos sobre o Império Romano. O foco será em alguns dos mais importantes imperadores romanos que já existiram.

Duração: Entre 45 e 90 minutos.

Preparação

Para este plano de aula você vai precisar de:

  • Separar sua turma em grupos.
  • O que for necessário para fazer pequenas biografias de: Nero, Trajano, Diocleciano, Constantino, Valente. Uma dica é imprimir uma pequeno resumo e distribuir uma biografia por grupo.

Aula

Na aula, diga que na Roma antiga, o governo era muito diferente durante o Império do que sob a República. Ainda havia um Senado, mas o imperador poderia tirar ou dar poder ao Senado.

A Assembleia não existia mais. Neste caso a assembleia não era um edifício. Era o direito do homem comum de votar. Como a população não escolhia o imperador, não havia necessidade de se ter assembleia.

Durante os 500 anos em que Roma era um Império, havia muitos imperadores, alguns bons e outros ruins. Alguns tomaram o poder pela força. Alguns herdaram o trabalho de seus pais. Alguns imperadores morreram por causas naturais. Alguns foram mortos em guerras. Alguns foram assassinados.

Pergunte para sua turma: O que faz um bom líder? (Discussão rápida.)

Diga: Vamos dar uma olhada no período governado pelo Imperador Nero e veja se você acha que ele era um bom líder baseado nessas informações:

Mostre dois PowerPoints curtos e animados. Pode-se utilizar livros ou trechos de textos.

Destaque os pontos negativos do império de Nero para que os estudantes possam compreender.

Pergunte: Vocês acham que o Imperador Nero era um bom líder?

ATIVIDADE

Dê uma biografia de um imperador romano para cada grupo. O trabalho consistirá em destacar os pontos positivos e negativos dos imperadores. Dê a cada grupo uma biografia de um imperador romano. Dê aos alunos tempo para criar respostas com base nas informações da biografia que você entregou.

Permita que cada grupo apresente seu imperador. Uma vez que todos os nomes tenham sido apresentados, faça a turma avaliar se no contexto geral aquele era ou não um bom líder. Lembre aos alunos que o homem comum não tinha voz no governo.

DISCUSSÃO DE CLASSE

Folha de Sugestões, biografia encurtada. Um por aluno.

Faz sentido classificar os imperadores como bons ou maus?

  • Qual imperador foi o mais difícil de julgar?
  • Qual sistema de governo você acha que funcionou melhor para os antigos romanos, a República ou o Império?
  • O que esperamos de nossos líderes hoje?
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.