Plano de Aula sobre a Revolução Industrial – Parte 1

A Revolução Industrial alterou dramaticamente a sociedade europeia. Expandiu os tipos de emprego disponíveis e as formas como as pessoas viviam.

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A Revolução Industrial alterou dramaticamente a sociedade europeia. Expandiu os tipos de emprego disponíveis e alterou as formas como as pessoas viviam no dia-a-dia. No entanto, juntamente com benefícios positivos, como maior expectativa de vida e aumento da facilidade de trabalho, vieram problemas.

Surgiu a realidade de trabalhar em condições geralmente deploráveis ​​em fábricas e minas e viver em condições de superlotação e insalubridade. A Revolução Industrial também ajudou a politizar as classes média e baixa da sociedade. Isso levou gradualmente à expansão do sufrágio e demandas pela proteção dos trabalhadores e de seus direitos como cidadãos.

Objetivos

1. Explorar, em profundidade, o desenvolvimento da indústria têxtil. O foco será na invenção de várias máquinas.

2. Vincular o rápido crescimento tanto na indústria têxtil quanto na mineração de carvão ao desenvolvimento social. Mostram também as condições em que as pessoas trabalhavam.

3. Conectar o processo de industrialização à expansão do sufrágio masculino através dos vários projetos de reforma do século XIX na Grã-Bretanha.

Preparação pré-aula

1. Divida os alunos em dois grupos e atribua a um grupo o papel de industriais que apoiam a rápida mudança econômica e ao outro o papel de artesãos que protestam contra a industrialização.

PARTE 1. Indústria têxtil

Como fazer isso:

1. Comece com uma explicação sobre o desenvolvimento da indústria caseira (protoindustrialização) e informações básicas sobre o rápido crescimento populacional de meados do século XVIII. Você pode usar livros e fontes da internet para referência.

2. Em seguida, forneça uma visão geral dos principais inventores e invenções que estimularam o rápido crescimento da indústria. Enfatize o tipo de energia que cada máquina utilizava, o número de trabalhadores substituídos.

PARTE 2. Efeitos Sociais da Revolução Industrial

Como fazer isso:

1. Uma vez que os alunos tenham uma boa compreensão do desenvolvimento da indústria têxtil, os professores podem querer usar fontes primárias para ilustrar como esses desenvolvimentos mudaram a vida cotidiana dos trabalhadores.

Por exemplo, como a mudança de um estilo de vida rural para um estilo de vida urbano afetou as famílias? Como a separação de empregos por gênero e idade mudou os padrões de trabalho? Quais foram alguns dos efeitos de curto e longo prazo do envolvimento na força de trabalho industrial para mulheres e crianças em particular?

2. Para enfatizar as tensões sociais que surgiram da industrialização, encene um debate entre industriais e artesãos. Peça-lhes que preparem uma declaração para o debate e uma lista de pontos-chave de acompanhamento. O debate pode ser encenado como um fórum público ou como uma sessão do Parlamento, com cada lado chamado a prestar depoimento.

PARTE 3. Conexões entre a Revolução Industrial e a expansão do sufrágio:

*Explique o que é sufrágio.

Como fazer isso:

1. Forneça uma visão geral dos principais objetivos dos partidos conservador e liberal da Grã-Bretanha a partir de 1832, traçando mudanças no século XIX. Apresente os primeiros esforços das pessoas da classe trabalhadora para se organizarem politicamente. Inclua os eventos do Massacre de Peterloo, a ascensão do Movimento Cartista e o desenvolvimento dos sindicatos no século XIX.

2. Peça aos alunos que observem o aumento da população e o aumento do número de pessoas que vivem em áreas urbanas versus áreas rurais durante o século XIX. Em seguida, peça aos alunos que vejam o aumento no número de pessoas elegíveis para votar na Grã-Bretanha durante o mesmo período. Peça-lhes que analisem essa informação.

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