Plano Real – O que foi, quem criou, filme, resumo
O Plano Real foi uma solução do governo de Itamar Franco para a economia do Brasil. O Plano passou por três frases e também influenciou no que é a economia hoje.
O mesmo teve início em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Oficialmente, o Real tornou-se a 10ª moeda brasileira no dia 1º de julho de 1994.
O Plano Real foi uma forma que o governo de Itamar Franco viu de de estabilizar a economia brasileira, que vivia em uma realidade de inflações extremamente altas (de até 2700% em 1993) que já durava pelo menos 30 anos.
Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas de congelamento de preços.
Esse Plano passou por três fases. Sendo estas:
- O Programa de Ação Imediata;
- A criação da URV (Unidade Real de Valor); e
- Implementação da nova moeda, o Real.
Fases do Plano Real
O Plano Real passou por três fases. A primeira, foi O Programa de Ação Imediata. Essa fase foi uma preparação para o lançamento do Plano Real um ano depois.
Esse programa destacou algumas necessidades, como o corte de gastos públicos, recuperação da receita, controle de gastos no relacionamento com Estado e municípios, ajustes nos bancos estaduais, redefinições nas funções dos Bancos Centrais e privatizações.
A segunda fase, foi a crianção da Unidade Real de Valor (URV), que converteu os salários e benefícios previdenciários. Isso gerou uma neutralidade distributiva.
A terceira fase foi a medida provisória que que implementou o Real, que seria a nova moeda.
Quem criou o Plano Real?
Existem divergências sobre a criação do Plano Real. Alguns afirmam que a criação foi do ex-presidente Itamar Franco. Este encarregou o seu Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso de acabar com a inflação que persistia na época.
Mas, existem pessoas que atribuem a criação do Plano Real ao próprio Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que com uma equipe de economistas elaborou e implantou o Plano.
O Plano Real fez com que Fernando Henrique Cardoso vencesse as eleições do ano de 1994 e que a partir disso, fosse reeleito.
Filme Real – O Plano por trás da história
O filme “Real – O Plano por trás da história” traz a realidade da época em que foi implantado o Plano Real. Apesar de o longa ser com uma linguagem de economia, não é complicado de se entender. Ele abrange o assunto de uma forma bem didática.
Gustavo Franco, que seria o futuro presidente do Banco Central, é o protagonista da trama. O filme não aprofunda muito em questões técnicas. Isso faz com que prenda a atenção do telespectador. Até mesmo a peça fundamental do Plano Real, a Unidade Real de Valor (URV), é apenas citada sem grandes detalhes.
O Longa abrange Franco como um multifacetado. Ele é apresentado mais como um anti-herói, orgulhoso e com caráter duvidoso em boa parte do filme. Longe de ser um supereconomista.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.