Plantas epífitas
As plantas aéreas estabelecem um tipo de relação ecológica com outras plantas plantas para sobreviver.
O que são plantas epífitas? As plantas epífitas têm a capacidade de sobreviver sobre outras plantas em diferentes tipos de ambientes, sem causar prejuízos, ou seja, sem parasitá-las. Essa relação entre plantas é muito comum em florestas, onde o espaço é bem ocupado e há competição por água e luz, fazendo com que essas plantas necessitem do suporte fornecido por árvores para seu desenvolvimento.
O epifitismo é um hábito de vida e estima-se que 10% das angiospermas tenham esse hábito. Muitas dessas plantas são utilizadas de maneira ornamental.
Como essas plantas sobrevivem?
As epífitas utilizam troncos ou xaxins como substrato para se fixarem. Normalmente, elas absorvem nutrientes pelas folhas e necessitam de rega de no mínimo uma vez por semana.
Entretanto, muitas também tem raízes especializadas que também absorvem água pelo ar, como é o caso das orquídeas epífitas. Essas plantas precisam de bastante luz indireta, pois se ficarem em contato direto com o sol podem ressecar e se desidratar.
Tipos de plantas epífitas
Essas plantas são muito apreciadas pelo caráter ornamental. Assim, elas podem ser utilizadas em jardins verticais, jardins internos, entre outros. Além disso, podem ser encontradas vivendo normalmente na natureza.
Os principais tipos de plantas aéreas são:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.