Quais são as partes das plantas?

As plantas são muito importantes na natureza, tanto para a nossa sobrevivência quanto para o planeta. Por isso, conheça um pouco mais sobre as partes das plantas que são essenciais para a existência delas.

As plantas são seres vivos pertencentes ao Reino Plantae, conhecido como Reino dos Vegetais. Elas são muito importantes para a existência do nosso planeta assim como ele é hoje e, também, são fundamentais para nossa vida.

Em razão disso, elas têm toda essa importância, pois além de serem formadas por diversas células e serem uma fonte de alimento indispensável para muitos seres vivos, elas são responsáveis pela fotossíntese, a forma como elas obtém seu alimento e devolvem oxigênio para a atmosfera.

Assim, esses seres tão importantes para nossa vida são dispostos de características únicas, com partes que desempenham funções diferentes, tendo diferentes partes responsáveis pela respiração, alimentação, crescimento, reprodução, etc. Observe e aprenda sobre as diferentes partes das plantas e quis são suas respectivas funções.

Partes das plantas

Da mesma forma que o corpo humano possui órgãos e membros com diferentes funções e todos são importantes para o funcionamento do corpo como um todo, nas plantas não é diferente. Com isso, cada parte é importante para sua sobrevivência. Assim, basicamente elas são compostas por raízes, folhas, caules, flores e frutos.

Além disso, as plantas são diferentes umas das outras com níveis de complexidade diferente. Dessa forma, algumas plantas podem não conter todos os elementos constituintes descritos anteriormente.

Um exemplo é o musgo que não apresenta flores, frutos ou sementes. Assim, é interessante conhecer as diferenças e cada parte das plantas, conhecendo suas funções para entender melhor seus organismos.

Raízes

Partes das plantas: raízes

As raízes são essenciais para a fixação da planta, como em lugares aquáticos ondes plantas flutuantes utilizam as raízes para se fixarem na encosta ou fundo do rio.

Além disso, quando as raízes estão totalmente em contato e envoltas pelo solo, elas são responsáveis pela absorção de nutrientes dispersos no solo, como água e sais minerais, essenciais para a sobrevivência da planta.

Somado a isso, elas atuam como condutoras e reserva de substâncias. Dessa forma, as plantas podem ter diferentes tipos de raízes, sendo elas tuberosas, ou sugadora, ou tipo escora, aquáticas, etc.

Caule

Partes das plantas: caule

O caule é basicamente o sistema de sustentação da planta, mas apresenta outras funções importantes, possuindo tecidos de condução, responsáveis por ligar as folhas as raízes e vice-versa.

Assim, os sais minerais e a água são conduzidos das raízes até as folhas e a matéria orgânica produzida nas folhas é transportada dentro do caule até as raízes. Além disso, é no caule que são produzidos alguns hormônios vegetais e podem crescer rentes ao solo, sem apresentar estruturas verticais.

Alguns caules podem ser subterrâneos como a batata, o inhame e cará que são tubérculos.

Folhas

As folhas são a parte responsável por realizar a fotossíntese, processo responsável pela produção de alimento da planta. Na folha existem estruturas chamadas cloroplastos, que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde a folha e responsável pela absorção de luz para que ocorra a fotossíntese.

Porém, realizar esse processo não é seu único papel, ela também realiza a transpiração e respiração, ações acontecem devido a presença dos estômatos, estruturas que abrem e fecham. É assim que ocorre o controle de temperatura da planta através da transpiração e a entrada e saída de gases.

Flores

Parte das plantas: flores

As flores são os órgãos reprodutores da planta, presentes apenas nas angiospermas – classificação das plantas do grupo mais complexo e evoluído, detentores de frutos que protegem a semente.

Sua principal função é dispersar o pólen, que pode ocorrer pelo vento e chuva, ou também por agentes polinizadores, como abelhas.

Frutos

Partes das plantas: fruto

Os frutos são o produto do amadurecimento do ovário da flor. Além disso, dentro do fruto está a semente e assim o fruto é responsável pela proteção da semente.

Outra característica do fruto é a presença de um tecido carnoso que desperta interesse alimentar e auxiliar a sua dispersão através de animais que o comem e espalham as sementes.

Veja também: Plantas Terrestres, Aquáticas e Aéreas

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More