Você sabe o que são plantas daninhas?

As plantas daninhas são compostas por uma diversidade de plantas e são consideradas pragas. Conheça um pouco mais sobre plantas daninhas.

0

A agricultura tem um grande papel na vida humana, pois, além da produção de comida para o consumo humano, ela também é um integrante muito importante da economia nacional e mundial dos países que desenvolvem essa atividade, proporcionando a exportação e o cultivo de matérias primas para produtos industriais.

Porém, muitas vezes existe um fator que afeta no rendimento e produtividade agrícola, chamado de plantas daninhas. Estas possuem alguns sinônimos, como planta daninha, peste, inço ou mato.

Essa planta faz um dos papéis do “inimigo do agricultor”, pois elas surgem nas mais diversas plantações, interferindo nestas. Porém, elas são apenas plantas que nascem espontaneamente em local e momento indesejados, seja em cultivos familiares, seja em grandes plantações.

A verdade é que essas plantas são plantas nativas desse lugar, ou não, que estão nascendo naturalmente ali. Entretanto, podem ser plantas “invasoras”, mesmo não sendo muito comuns.

Plantas daninhas - Joio
Joio: exemplo de planta daninha ao trigo.

Elas têm algumas características em comum, como o crescimento rápido, excelente adaptação climática, boa dispersão, alta dormência e longevidade, são perenes e consideradas pragas.

Entretanto, podem ser ocupantes positivas, como planta espontânea e indicadora. Essas indicações positivas não costumam parecer no universo da agricultura, porque la elas atrapalham e não são bem vindas.

Então, muitos biólogos consideram esse conceito antropocêntrico, porque coloca essas plantas um transtorno, mas o único “problema” é atrapalhar a cultivo e uso humano.

Conheça também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.