Plantas que gostam muito de sol

As plantas sempre deixam os lugares mais bonitos e precisam de cuidados certos. Veja quais são as plantas que gostam de sol pleno para cuidar bem delas.

Qualquer lugar fica mais vivo e bonito na presença de plantas, mas elas precisam de certo cuidado e zelo para sobreviverem. Isso acontece porque as plantas têm necessidades de água, solo adequado e iluminação apropriada para cada tipo de planta.

Por isso, algumas plantas preferem lugares mais secos, mais ensolarados, ou mais úmidos e com sombra, ou seja, varia de planta para planta. Dessa forma, precisamos conhecer nossas plantas e saber a maneira certa de cuidar delas.

Com isso, algumas plantas necessitam de muita iluminação e vamos listá-las para entender os cuidados sobre plantas que adoram sol, preferindo ambientes ensolarados, para você conhecê-las e colocá-las no seu jardim se tiver essa característica de sol pleno.

Essas plantas são adaptadas para serem bem resistentes ao sol. Assim, elas podem passar o dia todo em contato direto com o sol que não lhe fará mal. Confira a lista.

Plantas que gostam de sol

1 Cactos

Cactos

Os cactos têm uma adaptação que conseguem reter e armazenar água, pois são nativos de algumas regiões africanas, que são lugares secos e muito ensolarados. Além disso, os cactos possuem uma modificação em que sua folhas são na verdade os espinhos, que foram modificados para diminuir a perda de água por transpiração.

Assim, essas plantas nunca devem ser plantadas em locais encharcados e suas raízes devem ser mantidas secas a maior parte do tempo.

2 Clúsia

Clúsia

A clúsia é uma planta que gosta de ambientes úmidos, por isso se você tiver uma em casa tem que tomar o cuidado de não deixar solo ficar seco. Além disso, ela é uma ótima opção para ambiente litorâneos.

3 Agave

Agave

A agave é nativa das Antilhas e do México, possui folhas longas e espinhos nas laterais. Esse é um tipo de planta que deve ser evitado seu cultivo em áreas onde circulam muitas pessoas pois pode machucar devido aos espinhos nas pontas das folhas.

4 Árvore do viajante

Árvore do viajante

A árvore do viajante é muito utilizada em jardins externos, pois pode chegar a até 8 metros de altura e tem preferência por sol pleno.

5 Babosa

Babosa

A babosa é originária das Ilhas Canária e é muito cultivada por possuir características terapêuticas. Sua folha é suculenta e com um material interno muito utilizado. Ela pode chegar até um metro de altura e é muito resistente a invernos rigorosos e tolerante a solos com baixa fertilidade.

6 Buxinho

Buxinho

O buxinho é um arbusto de crescimento lento. É muito utilizado como ornamentação de jardins e como cerca viva. Assim, ele é cultivado com podas frequente e pode ser cultivos em vasos.

7 Dasilírio

Dasilírio

O dasilírio é uma espécie de arbusto espinescente e pode chegar a até dois metros de altura. É muito utilizado em jardins porque tem um cultivo muito fácil e requer sol pleno.

Além disso, é recomendado o cultivo em áreas mais afastadas, onde não exita muito tráfego de pessoas, pois ela possui espinhos nas pontas das folhas que podem machucar.

8 Espada-de-São-Jorge

Espada-de-São-Jorge

A espada de são jorge é muito popular no Brasil, tem origem africana e requer sol pleno. Ela pode chegar a até 1 metro de altura e é muito cultivada em vasos e canteiros.

Ela tem crescimento muito rápido e apresenta características de planta invasora, por isso deve-se controlar os excedentes. Essa planta é bastante resistente a mudanças climáticas assim como com diferentes iluminações.

9 Hera

Hera

A hera é uma planta de fácil adaptação, aguentando os climas mais variados e ambientes muito ensolarados ou a meia sombra. Sua origem é do sul do Brasil e requer sol pleno. Ela é muito cultivada como planta pendente e pode ser componente de um jardim vertical em vasos ou como trepadeira.

10 Jade

Jade

Essa é uma planta ornamental, com muita beleza e detalhes que lhe fazem ter um caráter delicado. Ela é uma espécie de suculenta que atinge de 1 a 2 metros de altura. Porém, elas podem ser cultivadas em pequenos vasos fazendo a poda. É bastante resistente e adaptativa a ambientes ensolarados e secos.

11 Murta

Murta

A murta é outra planta arbustiva e ornamental. Ela possui folhagens pequenas com flores brancas e perfumadas na sua época de floração. Além disso, é muito utilizada como cerca viva, com podas modulares.

12 Alpínia

Alpínia


A alpínia é muito utilizada como ornamentação e na confecção de arranjos de buquês. Essa planta tem preferência por locais mais úmidos e gosta de sol pleno, mas aceita cultivo a meia-sombra.

13 Bulbine

Bulbine

Essa planta é de origem da África do Sul e precisa de sol pleno. É uma espécie de suculenta com folhas cilíndricas e carnosas.

Pode ser cultivada normalmente em canteiros ou vasos, bastante tolerante ao frio e muita água. Além disso, traz um aspecto delicado com flores amarelas ou alaranjadas durante quase todo o ano.

14 Rosa do deserto

Rosa do deserto

A rosa do deserto é uma espécie de suculenta com grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes e apresenta uma excelente resistência a climas secos, com muito sol e calor.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.