Pleiotropia

Você conhece o que é pleiotropia? Continue lendo para entender melhor esse processo!

0

A pleiotropia é um fenômeno que ocorre quando um par de genes alelos determina o surgimento de várias características em um mesmo indivíduo.

O gene que determina a pleiotropia é chamada de gene pleotrópico.

Pleiotropia em humanos

A pleiotropia em seres humanos pode causar várias doenças, uma delas é a chamada de Síndrome de Marfan. As pessoas que possuem o alelo dominante apresentam uma má formação chamada de aracnodactilia.

A aracnodactilia causa dedos longos, finos e curvos e, além dessas más-formações ósseas, a Síndrome de Marfan também pode causar problemas oculares, cardíacos e pulmonares.

A fenilcetonúria também é uma doença causada por pleiotropia, onde ocorre uma mutação no gene que codifica a síntese da enzima fenilalanina hidroxilase, que degrada o aminoácido fenilalanina.

O diagnóstico dessa doença é realizado através do teste do pezinho nos recém-nascidos.

Os indivíduos com fenilcetonúria possuem incapacidade mental, poucos pelos e redução de pigmentação da pele, podem ter convulsões e movimentos involuntários nos membros.

Interação gênica e pleiotropia

Apesar dos dois processos envolverem determinação de características por mais de um gene, a pleiotropia e a interação gênica são diferentes.

Na pleiotropia, um único gene determina várias características. Já na interação gênica, dois ou mais genes agem em conjunto para determinar apenas uma característica.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.