Nasa compartilha foto de um planeta “cor de arco-íris”
Cores diferentes destacam a diversidade contida na superfície do planeta.
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, publicou nos últimos dias uma imagem de Plutão colorido com as cores do arco-íris, esse que é um planeta anão que faz parte do Sistema Solar. O objetivo é mostrar a complexidade da superfície do planeta.
Leia mais: NASA descobre planeta semelhante à Terra, mas que chove lava
As imagens publicadas pela agência espacial foram capturadas por cientistas da operação New Horizons, lançada em janeiro de 2006 para estudar Plutão, suas luas e outros seres espaciais pertencentes ao Cinturão de Kuiper.
A sonda New Horizons sobrevoou a superfície do planeta anão por seis meses no ano de 2015. No entanto, até o momento, a sonda continua a explorar essa parte distante do Sistema Solar.
A ideia da NASA na publicação das imagens em cores psicodélicas, em referência a um arco-íris, é mostrar as diferentes áreas do planeta. As diferenças sutis entre as cores consistem nas distintas regiões de Plutão.
Plutão colorido pela NASA
Ao publicar a imagem de Plutão em uma rede social, a agência descreve a complexidade da superfície do planeta e afirma que ela é composta por montanhas que lembram a Europa, com diversos vales esculpidos e crateras que dividem espaço com planícies geladas e dunas formadas pela ação do vento.
Para a NASA, a ideia principal ao colorir o registro do planeta é mostrar para o público como estudar e aprender sobre Plutão pode ser complicado, pelo fato da sua superfície apresentar diferenças sutis.
Por que Plutão não é mais um planeta?
Muitos de nós aprendemos na escola que o Sistema Solar era composto por 9 planetas. Porém, em agosto de 2006, a União Astronômica Internacional rebaixou Plutão para a categoria de planeta anão.
Para o órgão, é preciso que um planeta atenda a três critérios para ser classificado como um planeta normal. São eles: orbitar ao redor do sol, possuir massa suficiente para se manter em equilíbrio e ser o principal corpo celeste ao seu redor, conhecido pelos cientistas como gravitacionalmente dominante.
No caso de Plutão, não há a última característica, ou seja, ao seu redor há outros corpos de tamanho parecido. Dessa forma, ele não é o corpo celeste dominante. Assim, por faltar tal característica é que a União Astronômica Internacional categoriza o planeta como anão.
Comentários estão fechados.