Pode dirigir de chinelo ou sem camisa? Saiba o que diz o CTB

Quanto aos calçados, o CTB busca alertar sobre os perigos de usar alguns modelos na hora de dirigir.

Aprender sobre segurança no trânsito nunca é demais, pois é fundamental para evitar acidentes e também prevenir de receber multas. No entanto, muitas pessoas ignoram a leitura das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Por exemplo, há quem não saiba se pode dirigir de chinelo ou sem camisa e por isso trouxemos um resumo do CTB quanto a esses assuntos.

O calçado na hora de dirigir

A preocupação quanto aos calçados na hora de dirigir diz respeito à segurança do motorista. Isso porque calçados que não envolvem o calcanhar podem sair dos pés e impedem que seja possível firmá-los nos pedais. Assim, fica terminantemente proibido o uso de chinelos, conforme aponta o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.

Assim, a grande recomendação na hora de dirigir ou pilotar uma moto é optar por um tênis que seja confortável ou qualquer outro calçado que envolva o calcanhar. Outra boa opção é dispensar chinelos e tênis na hora de dirigir. Afinal, não existe nenhuma lei contra essa prática e há estudos que comprovam que ela é segura.

Ademais, vale lembrar que o uso de calçado inadequado para a direção pode levar multa de R$ 130,16, além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Inclusive, para os pilotos de moto a multa pode ser aplicada com mais facilidade, uma vez que não há necessidade de abordagem e o agente pode registrar a infração com a moto em movimento.

E quanto a dirigir sem camisa?

Outra dúvida muito comum é a de não poder dirigir ou pilotar sem camisa. Ao contrário do que muitos pensam, não existe nenhuma informação sobre o assunto no Código Brasileiro de Trânsito, portanto, não há proibição. Porém, fica o adendo para os pilotos de moto de que o sol nos ombros, sem protetor solar, pode gerar queimaduras.

No mais, saiba que para qualquer dúvida é muito importante recorrer ao CTB, tanto para evitar as multas, quanto para a garantia de saúde e segurança de todos os que estão no veículo. Ao fazer a sua parte, certamente você irá colaborar para um trânsito mais seguro para todos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.