Por quanto tempo o feijão deve ficar de molho antes de ir ao fogo?
Essa prática, famosa há gerações, é eficaz na melhoraria da digestão e, por consequência, reduz gases intestinais.
Muitas pessoas não sabem, mas o feijão pode causar gases e desconforto digestivo, devido à presença de oligossacarídeos, como rafinose e estaquiose em sua composição.
Esses carboidratos complexos não são completamente digeridos pelo corpo humano, o que gera uma leve perturbação no sistema digestivo a cada nova refeição.
E o fato mais notável a esse respeito é que ao chegarem ao intestino grosso, tais oligossacarídeos são fermentados por bactérias gastrointestinais, produzindo gases como dióxido de carbono, metano e hidrogênio, o que provoca inchaço e flatulência.
Para evitar o efeito desagradável, é aconselhável deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. Isso elimina o excesso de oligossacarídeos e torna o feijão melhor digerível.
IÉ sempre recomendado deixar o feijão de molho – Imagem: reprodução
Quanto tempo o feijão deve ficar de molho?
O tempo sugerido para isso é de pelo menos 12 horas. Uma boa prática é colocá-lo na água na noite anterior ao preparo.
Além disso, pode-se adicionar gotas de limão ao feijão de molho para preservar os nutrientes e intensificar a eliminação dos oligossacarídeos, o que vai facilitar mais a digestão após o consumo.
Vale ressaltar ainda que é crucial não reutilizar a água do molho para cozinhar o feijão, pois ela estará cheia de espumas e gases liberados pela leguminosa.
Então, troque a água ao levar o feijão à panela de pressão e, se necessário, prolongue o tempo de molho se ainda houver gases visíveis.
Outros benefícios
Deixar o feijão de molho não só ajuda a reduzir gases, mas também melhora a textura da leguminosa, facilitando o cozimento.
Para aproveitar tal efeito, durante o processo de molho, troque a água regularmente e observe se o feijão está “crescendo” e amolecendo, indicativos de que está pronto para ser cozido.
Seguindo essas dicas simples, é possível desfrutar de uma refeição mais saborosa, nutritiva e sem desconfortos posteriores com esse que é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros.
Comentários estão fechados.