Por quantos dias podemos guardar o arroz na geladeira?
Saiba reconhecer os sinais de arroz estragado para prevenir infecções e intoxicações alimentares.
O arroz é um alimento que está muito presente na nossa alimentação, visto que os brasileiros fazem seu consumo diariamente. Por isso, muitos costumam fazer arroz suficiente para vários dias e em, seguida, guardam para consumir durante a semana. Porém, você sabe exatamente por quanto tempo pode guardar arroz na geladeira? Afinal, esse produto também tem um prazo de validade depois de cozido e irá estragar com os efeitos do tempo.
Leia mais: Como guardar a banana na geladeira sem que ela fique preta?
Arroz pode ficar na geladeira por até seis dias
Se a sua intenção é se programar para ter arroz durante uma semana, saiba que não há com o que se preocupar. Isso porque o arroz pode ficar na geladeira e apto para o consumo por até seis dias, que é a quantidade de dias úteis de muitos trabalhadores. Porém, é importante lembrar que esse é o tempo dentro de condições boas de armazenamento, e que ele pode estragar antes disso a depender do local onde você o guarda.
Por isso, recomenda-se sempre colocar o arroz na geladeira assim que todos terminarem de comer. Inclusive, vale ressaltar que é muito importante não esperar que o arroz esfrie antes de colocar para refrigerar. Isso porque esse tempo em temperatura ambiente pode ser o suficiente para a proliferação de bactérias no alimento.
Como saber se o arroz está estragado?
O arroz é um dos ingredientes que estragam com certa facilidade, e nem sempre as pessoas se atentam aos sinais de que ele deve ser jogado fora. Geralmente, o primeiro indício é o cheiro de azedo, que inicialmente passa despercebido, mas se intensifica com o passar dos dias. Portanto, o certo é sempre cheirar o arroz antes de comê-lo.
Além disso, atente-se à textura, que não pode ser nem dura demais nem viscosa demais. Em condições plenas para consumo, o arroz estará relativamente seco e macio. Nos casos mais extremos, o arroz estragado pode mudar de cor e desenvolver manchas de mofo. No geral, qualquer indício desses implica em jogar fora o ingrediente imediatamente para prevenir o surgimento de complicações no organismo.
Comentários estão fechados.