Por que os gatos nos encaram tanto?

Descubra o que está por trás do olhar fixo do seu bichano.

Os gatos são conhecidos por serem animais de olhar profundo, extrema curiosidade e por vezes até sérios demais. No entanto, ainda assim nos estranha quando os bichanos separam um tempo para nos encarar profundamente, como se estivessem pensando algo sobre nós.

Leia mais: Gatos também podem desenvolver depressão! Confira os sintomas.

O comportamento certamente gera curiosidade nos cuidadores e também já virou pauta de estudo de alguns estudos sobre comportamento animal.

Se você é um desses curiosos que fica desconcertado perante o olhar penetrante dos felinos, veja por que os gatos nos encaram tanto.

Sensação de ameaça

Um dos modos de encarar esse comportamento dos bichanos, é sob a ótica da ameaça iminente: por vezes o seu gato te considera ameaçador.

Isso porque os gatos costumam, de fato, encarar objetos e seres que consideram ameaçadores, mesmo que não haja motivo aparente para considerá-los assim.

Então, uma dica, é desviar o olhar para que o seu gatinho consiga se sentir mais seguro e calmo, sem se sentir tenso com a sua aproximação.

Olhar surpreso

Outra forma de entender esse olhar tão fixo, é a sob a possibilidade do seu gato estar surpreso com a sua presença.

Por exemplo, se você entrou no cômodo repentinamente, ou apareceu na frente dele sem que ele percebesse, pode ser que ele tenha ficado surpreso ou interessado.

Além disso, devemos considerar que os gatos são muito apegados à rotinas e calmaria, de modo que qualquer fato novo ou movimento brusco pode assustá-lo.

Nesse caso, evite surpreender o seu gato, pois algumas surpresas podem lhe ser extremamente desagradáveis.

Precisando de Atenção

Certamente os gatos irão tentar algum contato com os seus cuidadores quando estiverem necessitados de atenção.

Portanto, pode ser que ele esteja te encarando simplesmente para se comunicar com você, para demonstrar que ele está precisando de alguma coisa da sua parte.

Assim, ao notar o olhar demorado do seu gato, verifique os potes de ração ou água, veja se ele quer um petisco ou busque outros sintomas que indiquem alguma dor.

E não ignore o chamado do seu gatinho, pois ele precisa de você.

Depois dessa matéria temos certeza que você saberá identificar melhor o comportamento do seu gato, então compartilhe esse conteúdo com aquele seu amigo que também é pai de pet!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More