Saque-aniversário do FGTS: Saiba como solicitar o seu benefício!

De acordo com a Caixa Econômica, mais de 1,3 milhão de pessoas poderão sacar o benefício em janeiro

Empregados com carteira assinada que nasceram em janeiro já podem solicitar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o final do mês.

O modelo, que é opcional, está ativo desde 2020, permitindo a retirada anual de parte do saldo de qualquer conta presente (emprego atual) ou passada (empregos anteriores) do fundo.

Leia mais: Confira como arrecadar no INSS mesmo estando desempregado

Segundo a Caixa Econômica, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores terão acesso ao benefício em janeiro. O valor total dos saques será de R$ 1,9 bilhão. Entretanto, apesar de receber o valor antecipadamente, é necessário arcar com taxa de juros, pois se caracteriza como um empréstimo.

É possível solicitar o saque-aniversário anualmente, no mês de aniversário do trabalhador e a modalidade funciona como uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho.

É possível resgatar os valores até o último dia útil do mês seguinte ao mês do aniversário do empregado. Exemplificando: aqueles que  nasceram em janeiro, então devem solicitar a retirada até o final de janeiro para receberem até o final de março.

Em 2020, 9,7 milhões de brasileiros se beneficiaram pelo saque-aniversário do FGTS, e este número sofreu um aumento para 9,8 milhões em 2021. Atualmente existem cerca de 88 milhões de contas vinculadas ao FGTS.

Veja como solicitar seu saque-aniversário do FGTS

O funcionário pode acessar o aplicativo do FGTS (android ou iOS), no site ou no Internet Banking e escolher sacar o benefício. O valor irá para conta bancária informada após 5 dias úteis a partir da solicitação.

Também será autorizado solicitar qualquer empréstimo bancário utilizando o saldo do FGTS como garantia. Nesse caso, então o valor do saque-aniversário do FGTS ficará bloqueado para repasse à instituição financeira credora responsável. Essa ação, de acordo com o Ministério da Economia, gera uma redução no custo do empréstimo bancário solicitado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.