Por que pilotos de avião não podem ter barba nos EUA?
Regulamento vale desde 1987 no país, mas nem todas as companhias aéreas adotam a medida.
Os pilotos de avião seguem diversas normas rígidas de segurança, necessárias para a aviação, já que a vida e a integridade dos passageiros e tripulantes são sempre prioritárias.
Uma dessas exigências é a de que comandantes e copilotos, além de comissários de bordo, não usem barba. Contudo, nem todas as companhias aéreas exigem essa medida de seus pilotos e membros da tripulação por ser apenas uma recomendação de 1987.
A medida vem da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e está relacionada a questões de segurança. Mas como uma barba poderia colocar em risco a integridade de um voo?
Entidade explica restrição à barba de pilotos nos EUA
De acordo com a FAA, a explicação técnica para se evitar o uso de barba pelos pilotos de avião nos Estados Unidos é por conta das chamadas máscaras de demanda.
Esse equipamento de proteção respiratória fica prejudicado em seu funcionamento quando é colocado por alguém com barba, pois a barba gera empecilhos para vedar a passagem de ar.
Contudo, cada companhia aérea nos Estados Unidos tem a liberdade de escolher o uso ou não de barba pelos seus pilotos e colaboradores. Inclusive, há que considere essa medida ultrapassada.
Tudo porque as máscaras que geravam maior dificuldades de uso em pessoas com barba já não existem mais. Elas foram substituídas por equipamentos mais modernos de segurança dentro dos aviões, e a determinação de 1987 já tem quase 40 anos, tornando-se obsoleta.
Atualmente, as empresas Southwest, Delta, United, American Airlines e JetBlue não permitem o uso de barbas e cavanhaques entre os pilotos. É possível somente deixar um bigode aparado e costeleta até a orelha.
Origem militar
Ainda existe uma questão cultural por trás da proibição ou recomendação de não se usar barba entre os pilotos e tripulantes de avião, isso tem ligação com o serviço militar obrigatório.
Anteriormente, os pilotos de avião chegavam às empresas após o final da prestação de serviço para Marinha, Aeronáutica ou Exército nos Estados Unidos.
Então, as companhias pediam que mantivessem a aparência e estilo dos tempos em que estavam em trabalho para as Forças Armadas.
A tendência é que, no futuro, essa proibição de usar barbas entre pilotos de avião nos Estados Unidos seja abolida.
Comentários estão fechados.