Por que pisar em baratas não é o jeito certo de resolver o problema?
Estudos apontam que as baratas transmitem diversas doenças que podem ser transmitidas ao ser humano por meio das excreções que expelem quando são esmagadas.
Não tem nada que causa mais nojo do que o aparecimento de uma barata em nossa casa, seja na cozinha, banheiro ou quarto. Esses insetos conseguem incomodar bastante pela aparência, mas também são perigosos! Inclusive, há alguns estudos que apontam alguns motivos para não pisar nelas para matá-las. Eles vão te surpreender.
Leia Mais: As baratas estão evoluindo e se tornando resistentes aos inseticidas, aponta estudo
Pisar em baratas não é a solução
Para muitos, a solução imediata e mais prática ao ver uma barata é pisar nela, no entanto devemos todos admitir que essa tarefa por si só não é muito fácil e ainda demanda muita pressão sobre o pé. Afinal, as baratas são muito resistentes e podem suportar até 900 vezes o seu próprio peso.
Mas esse não é o grande motivo do porquê você não deve mais pisar nas baratas. Na verdade, a questão toda aponta para o perigo de entrar em contato com o inseto e com os excrementos que elas expelem quando são esmagadas. Dito isso, podemos citar algumas das razões mais específicas pelas quais não devemos pisar em baratas para matá-las:
- Mesmo ao utilizar algum calçado, as chances de que os excrementos da barata espirrem e sujem partes do pé ou perna descobertos são grandes;
- Os excrementos que saem do inseto podem ficar na parede ou chão e são resistentes às limpezas, então podem se tornar uma fonte de infecções;
- As baratas são capazes de transmitir mais de quarenta doenças diferentes, além de provocar alergias.
É melhor prevenir do que remediar
De qualquer forma, é melhor utilizar inseticidas de longo alcance para eliminar uma barata que apareça de surpresa em sua casa. No entanto o que deve ser feito é uma prevenção a longo prazo que seja capaz de impedir que esse e outros insetos acessem ou permaneçam no seu lar. Confira algumas dicas para prevenir baratas:
- Manter a higiene na casa, especialmente nos ambientes onde ficam os alimentos;
- Evite deixar louça suja durante a noite e limpe sempre imediatamente quando algum pedaço de comida acidentalmente cair do prato para o chão;
- Faça a devida dedetização em sua casa de tempos em tempos para torná-la o mais inacessível possível aos insetos.
Comentários estão fechados.