Portaria destina mais de R$ 100 milhões para reconstruções mamárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada na última terça-feira, 14, no Diário Oficial da União aponta estratégia de acesso à reconstrução mamária.

A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo restaurar a forma e o tamanho da mama após uma mastectomia (remoção total ou parcial da mama). Há diferentes técnicas para a reconstrução, logo a escolha da melhor opção depende de vários fatores, incluindo o tipo de mastectomia, a saúde geral da paciente e a preferência pessoal.

Vitória das mulheres

A boa notícia é que uma Portaria do Ministério da Saúde publicada na última terça-feira, 14, no Diário Oficial da União, institui uma estratégia excepcional de ampliação do acesso à reconstrução mamária para mulheres com câncer de mama no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

No total, serão destinados mais de R$ 100 milhões aos estados e ao Distrito Federal.

Serão consideradas candidatas aptas, as mulheres com diagnóstico de câncer de mama submetidas à mastectomia total (radical ou simples) prévia e aquelas com indicação de reconstrução mamária no mesmo ato cirúrgico. Segundo os dados da pasta, mais de 20 mil pessoas aguardam na fila pelo procedimento realizado na rede pública.

É importante lembrar que a reconstrução das mamas não é uma medida obrigatória para todas as mulheres que passam por uma mastectomia. A decisão de realizar o procedimento é pessoal e deve ser discutida com a equipe médica. Ainda segundo a portaria, a duração da estratégia de ampliação das cirurgias será de 24 meses.

Dessa forma, caberá ao ministério, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde:

  • Acompanhar e monitorar a execução nacional;
  • Estabelecer os requisitos e a forma de adesão dos entes federativos;
  • Acompanhar e monitorar os resultados obtidos.

Técnicas mais comuns para a reconstrução mamária

  • Implantes mamários: são usados para criar uma nova mama após uma mastectomia total ou parcial. Os implantes podem ser preenchidos com solução salina ou silicone.
  • Reconstrução com retalhos de tecido: é um procedimento que utiliza tecido da própria paciente, retirado de outra parte do corpo, como o abdômen, costas ou nádegas, para reconstruir a mama.
  • Reconstrução combinada com implantes e retalhos de tecido: em alguns casos, pode ser necessário combinar a técnica de implante com a reconstrução com retalhos de tecido para criar uma mama mais natural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.