Potes de temperos são alvos certeiros de contaminação na cozinha
Em alguns materiais, uma sujeira, independente do seu tamanho, podem acumular várias partículas de diferentes tipos, como bactérias, e que não são possíveis de enxergar a olho nu.
Com o surto de Covid-19, as pessoas passaram a redobrar a atenção com a limpeza de seus utensílios. Mesmo já tendo sido comprovado que o coronavírus é mais contagioso através do ar, muitas pessoas criaram métodos de higienização. Apesar da pandemia já ter acabado, ela foi capaz de deixar alguns legados necessários na vida dos brasileiros, e a limpeza é um deles.
Em alguns materiais, uma sujeira, independente do seu tamanho, podem acumular várias partículas de diferentes tipos, como bactérias, e que não são possíveis de enxergar a olho nu.
Leia mais: A má higienização na cozinha é o principal ponto de contaminação da nossa saúde
O que mais causa contaminação?
Foram realizadas diversas pesquisas na Universidade de Rutgers, nas quais pôde ser observado que várias amostras de potes de temperos podem conter um alto grau de contaminação.
Além dos potes, há a tábua de corte, que é usada para fatiar carne crua e pode ser uma possível fonte de contaminação, pois pode aumentar o crescimento de muitas bactérias que causam doenças graves em humanos e animais, começando com Salmonella e Campylobacter.
Segurança em primeiro lugar
As pesquisas consideraram a cozinha como o maior foco de cuidado para compreender os riscos associados à contaminação dos alimentos. Durante os estudos, foram monitorados cerca de 371 adultos enquanto cozinhavam, e a partir disso, seus comportamentos eram avaliados cuidadosamente pelos pesquisadores.
Por conta do contato com a proteína animal e alguns tipos de materiais, os potes de temperos acabam sendo contaminados com maior facilidade e velocidade, o que aumenta o risco de infecção.
O foco não é a lata de lixo
Pelo fato das pessoas terem menos contato com a lata do lixo, ela se torna menos contagiosa, o que diminui o risco de contaminações. O importante é tomar cuidado e estar atento na hora de mexer com os ingredientes na cozinha. Também é necessário deixar sempre reservado um local para tratar a carne crua.
Com uma esponja e um detergente, os utensílios da cozinha, como panelas, potes de temperos e talheres, devem ser sempre higienizados com atenção. É importante estar atento a essas ações, pois fungos e bactérias estão espalhados e mais perto do que você pode imaginar, ou até mesmo enxergar.
Comentários estão fechados.