Praseodímio
O praseodímio (símbolo químico Pr, número atômico 59) é um elemento metálico, prateado e macio. É um membro da série de elementos químicos lantanídeos.
O praseodímio (símbolo químico Pr, número atômico 59) é um elemento metálico, prateado e macio. É um membro da série de elementos químicos lantanídeos. É considerado um dos “metais de terras raras”.
O praseodímio e suas ligas e compostos são úteis de várias maneiras. Por exemplo, o praseodímio forma o núcleo das luzes de arco de carbono que são usadas pela indústria cinematográfica para iluminação de estúdios.
Uma liga de praseodímio com magnésio é útil para fazer metais de alta resistência para motores de aeronaves. Uma liga de praseodímio com níquel tem sido usada por cientistas para atingir uma temperatura dentro de um milésimo do zero absoluto.
Uma mistura de praseodímio com neodímio é usada para fazer óculos especiais para soldadores e sopradores de vidro. Além disso, alguns compostos de praseodímio são usados para dar uma cor amarela aos vidros e esmaltes.
Ocorrência
Praseodímio está disponível em pequenas quantidades na crosta da Terra. São cerca de 9,5 partes por milhão (ppm). Encontra-se nos minerais monazita e bastnasita. Pode ser recuperado destes minerais por um processo de troca iônica. O praseodímio também representa cerca de 5% de mischmetal, uma liga de elementos de terras raras em uma faixa de proporções naturais.
Etimologia e história
O nome praseodímio vem de uma combinação de duas palavras gregas: prasios, que significa “verde” e didymos, ou “gêmeo”.
Em 1841, Carl Mosander extraiu um material raro chamado “didímio” (que significa “elemento gêmeo”). Foi assim chamado por causa de sua notável semelhança com o lantânio, com o qual foi encontrado.
Mosander acreditava erroneamente que o didímio era um elemento. Ele estava certo sobre o lantânio ser um elemento, mas não sobre o didímio.
Em 1874, Per Teodor Cleve concluiu que o didímio era composto de dois elementos. Em 1885, o químico austríaco Barão Carl Auer von Welsbach separou o didímio em dois elementos que resultavam em sais de cores diferentes. Esses dois elementos eram o praseodímio e o neodímio.
Características
O praseodímio é um metal de transição interno (ou lantanídeo) que se encontra no período 6 da tabela periódica. Ele fica entre o cério e o neodímio. Este elemento é um pouco mais resistente à corrosão do ar do que o európio, o lantânio, o cério ou o neodímio.
No entanto, quando exposto ao ar, ele desenvolve um revestimento de óxido verde que se desprende, expondo mais metal à oxidação. Por esta razão, o praseodímio deve ser armazenado sob um leve óleo mineral ou selado em vidro.
Aplicações
- O praseodímio e suas ligas e compostos podem ser utilizados para diversos fins:
- Usado como um agente de liga com magnésio para criar metais de alta resistência para motores de aeronaves.
- Núcleo das luzes de arco de carbono que são usadas na indústria de cinema para iluminação de estúdio e luzes de projetor.
- Compostos de praseodímio são usados para dar uma cor amarela aos vidros e esmaltes.
- O praseodímio é um componente do vidro didímio, que é usado para fabricar óculos especiais para soldadores e sopradores de vidro.
Precauções
Como todas os metais de terras raras, o praseodímio tem uma toxicidade que varia de baixa a moderada. O praseodímio não tem papel biológico conhecido.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.