Conheça os principais pratos típicos da culinária coreana

Conheça os pratos mais conhecidos da cozinha da Coreia, seus principais ingredientes, além das diferenças entre Coreia do Sul e do Norte.

0

O K-Pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, colocou o país em evidência nos últimos anos, especialmente entre o público jovem. Por outro lado, a Coreia do Norte entrou na pauta dos principais noticiários com as declarações de seu polêmico líder, Kim Jong-un. Gostos musicais e questões políticas à parte, é preciso enxergar as duas nações como território rico em cultura, tradições e principalmente culinária.

A cozinha coreana é uma das mais valorizadas do continente asiático e não é à toa! Pimentas, sabores peculiares e ingredientes característicos temperam os pratos preparados por restaurantes que se espalham por todo o mundo, a exemplo das famosas “churrascarias” coreanas. Mas, e você, conhece quais são os pratos típicos da Coréia? E ainda, as diferenças entre os dois países – Coreias do Sul e do Norte?

Viaje com a gente por esse território cheio de contradições, conhecimento, cultura, tradições e sabores marcantes!

Coreia do Sul e do Norte

Quando falamos em Coreia, precisamos levar em consideração a separação entre os dois países por motivos políticos e ideológicos. Mas, e na culinária, essa divisão também existe? De certa forma, sim! No Norte, a base das refeições é o arroz enquanto o Sul tem culinária rica e variada.

Na Coreia do Norte, houve períodos de escassez de alimentos, por isso, os habitantes precisaram recorrer à criação de sapos e tartarugas. Nas ruas do país, é comum ver barraquinhas de comidas e petiscos tradicionais, além de sorvete, pipoca, pastel e salsicha.

Já a vizinha Coreia do Sul se abastece da cozinha tradicional e europeia. A maior parte dos pratos típicos que vamos descrever é encontrada neste país.

Principais influências da culinária coreana

A culinária coreana tem sua origem nas tradições nômades e agrícolas, além dos mitos e lendas da Manchúria, região do leste asiático. Depois, foi incorporando a interação com outras culturas. Por isso, pode-se dizer que é o resultado das mudanças políticas e sociais ocorridas nos últimos séculos.

Antes de embarcar em um tour gastronômico pela Coréia, é importante saber de alguns hábitos praticados por lá. As refeições tradicionais são conhecidas como banchan, ou pequenos pratos. Normalmente, acompanham o arroz cozido a vapor. Uma tradição muito importante para os coreanos é a cerimônia do chá.

Nela, os praticantes apreciam o sabor da bebida, portanto tudo é dotado de bastante simplicidade. Nos feriados, também é necessário ficar atento aos detalhes. Os coreanos começam o Ano Novo comendo uma sopa feita com bolo de arroz, pois acreditam que o prato traz sorte.

No feriado nacional de Chuseok, as famílias preparam o tradicional Songpyeon, bolos feitos com pó de arroz, em formato de lua.

Ingredientes da cozinha coreana

Os pratos coreanos variam bastante conforme as províncias, mas existem aqueles ingredientes básicos, como tofu, arroz, carne e macarrão, os noodles. Também são bastante comuns a doenjang, uma pasta de feijão fermentada, além do óleo de gergelim, alho, molho de soja, sal, gengibre, flocos de pimenta, repolho e pasta de pimentão (gochujang).

Mas, como bom país oriental, a Coreia guarda suas tradições e isso inclui o uso de cada ingrediente em seus pratos.

  • Grãos: os grãos configuram como importante ingrediente da dieta coreana e isso vem de séculos de história! Mitos da formação de vários reinos envolvem o uso de grãos. No caso do arroz, o cereal chegou no período dos Três Reinos e foi utilizado como forma de pagamento dos impostos. Depois, tornou-se alimento básico nas mesas coreanas
  • Legumes: sítios arqueológicos na península coreana dão conta de que a soja já era cultivada séculos antes de Cristo. Hoje, o alimento é consumido de formas variadas, como leite de soja e tofu. Ainda entre os legumes, feijões-musgos e feijões azukis são bastante comuns na culinária coreana
  • Carne: como você vai ver na descrição dos pratos, a carne bovina é bastante valorizada na Coreia, além de desempenhar um papel cultural. Em momentos da história, o gado chegou a ser visto como um servo. A galinha também é envolta por mitos. Um deles conta que o nascimento de Kim Alki, fundador da família Kim, foi anunciado pelo grito de uma galinha branca.
  • Pimenta: o condimento foi introduzido na região após o século XVI e tornou-se um dos principais ingredientes da culinária coreana.

Cozinha vegetariana e budista

As tradições budistas influenciam a cultura coreana desde a dinastia Goryeo e, a partir delas, nasceu a culinária vegetariana. Por isso, adeptos a extinção da carne em seus pratos podem encontrar restaurantes vegetarianos por todo o país com menu variável conforme a estação. A maioria tem buffets frios, vinhos sem álcool e chás.

A culinária budista foi introduzida entre 57 a.C e 935. Nos altares budistas, eram servidos o chalbap (tigela de arroz cozido) e o yumilgwa (lanche de arroz frito e ensopado). Depois, a cozinha budista foi sendo estabelecida conforme as regiões e templos a partir da dinastia Joseon.

Cozinha da corte real coreana

É impossível falar de cozinha coreana sem mencionar a culinária da corte real da Coreia. Trata-se de um estilo consumido durante a dinastia Joseon na qual as refeições eram servidas em doze pratos com arroz e sopa. Todos ainda deveriam ser consumidos com talheres de bronze, o bangjja. Os principais pratos servidos na época eram:

Pratos servidos em tigela:

  • Sura
  • Juk, mieum e eungi
  • Guksu
  • Mandu e ddeokguk
  • Tang
  • Jochi e gamjeong
  • Jim e seon

Acompanhamentos:

  • Saengchae
  • Namul
  • Jorigae
  • Jeonyuhwa
  • Gui
  • Hoe
  • Jang
  • Banchan

Pratos típicos da Coreia do Sul

1. Kimchi

Comidas da Coreia do Sul - Kimchi

Sabe aquele prato tradicional, o acompanhamento que está em toda mesa do país que você visita? Assim é o kimchi na Coreia do Sul! O prato é feito pela mistura de acelga, pasta de pimenta e condimentos, como gengibre e alho. Mas, o cozinheiro pode variar sua receita acrescentando outros elementos, como açúcar, vegetais, molho de peixe e camarão.

Porém, não é só misturar todos os ingredientes! O preparo do kimchi tem toda uma técnica! Quando você experimentá-lo, vai perceber uma certa acidez em seu sabor. Isso se dá devido ao processo de fermentação anterior. Outro ponto interessante é que o kimchi pode se tornar ingrediente de outros pratos! Por isso, é tão frequente nas mesas locais!

2. Haejang-guk

Comidas tradicionais Coreanas - Haejang-guk

Um prato que dá um “chega pra lá” em qualquer indisposição! Esse é o haejang-guk! A sopa é feita com carne e vegetais, acrescentando sangue de boi ou morcela, aquelas salsichas de sangue. É muita energia em uma porção só, não é não?

3. Bulgogi

Comida Sul Coreana - Bulgogi

A carne bovina é o ingrediente que está presente em praticamente todos os pratos sul-coreanos. O bulgogi está o modo mais tradicional de preparo. Nele, a carne é cortada em finos pedaços para depois ser marinada em gengibre, molho de soja, alho, açúcar e outros temperos típicos.

O cozinheiro deve ainda grelhar o bulgogi em altas temperaturas para dar um sabor defumado. Uma dica de acompanhamento são folhas de alface.

4. Hongeo-hoe

Prato Coreano a Base de Peixe - Hongeo-hoe

Aqui está um exemplar de prato típico bem forte da Coreia e é feito à base de peixe fermentado. Ainda que os coreanos não sejam os únicos nessa área, a diferença deste prato está no peixe úrico que passa pela pele. Com a fermentação, o ácido é decomposto e assume o cheiro de amônia.

5. Tteokbokki

Pratos Coreanos Famosos - Tteokbokki

Além da carne, o arroz é o ingrediente primordial nos pratos da Coreia e os nativos o aproveitam ao máximo! Prova disso é o tteokbokki, sopa feita com bolinhos de arroz cilíndricos, anchova, pimenta, ovos cozidos e cebolinha.

6. Sundae

Pratos Populares na Coréia do Sul - Sundae

Não, este prato não tem nada a ver com aquele sorvete que você toma nos dias de calor! O sundae é feito com intestinos de porco ou vaca recheados com cevada, macarrão, cebolinha e sangue. Fica bem parecido com a linguiça e pode ser acompanhado pelo tteokbokki.

7. Kkotgetang

Comidas da Coréia do Sul - Kkotgetang

Outro ingrediente muito encontrado nos pratos sul-coreanos são os frutos do mar, com destaque para os caranguejos que, na kkotgetang, são o ingrediente principal. A sopa aromática e, claro, muito temperada leva ainda pasta de soja fermentada, abobrinha, molho de pimenta e rabanete.

8. Kalbi ou Galbi

Carne Famosa na Coréia - Kalbi ou Galbi

Mais uma vez, a carne bovina é a estrela de um prato coreano! Aqui, o preparo tem a base da costela de boi marinada em molho de soja. Há variações com costela suína.

9. Gimbap

Sushi Coreano - Gimbap

À primeira vista, você vai classificar o gimbap como uma espécie de sushi o que, de fato, é! Porém, o preparo é mais simples que seu primo japonês – o bolinho de arroz é envolto em alga recebendo ainda vários recheios. Os mais comuns são cenoura e pepino, mas são encontradas variáveis com carne e ovos.

10. Jjajangmyeon

Macarrão Famoso Sul-Coreano - Jjajangmyeon

Já falamos que os pratos sul-coreanos recebem intensa influência chinesa, certo? O jjajangmyeon é um clássico exemplo disso! O macarrão, ou noodle, é acompanhado por pasta de feijão preto e barriga de porco, além de abobrinha e batatas. Ah, a pasta pode ser facilmente encontrada em mercados!

11. Bibimbap

Pratos Conhecidos na Coréia - Bibimbap

Uma verdadeira mistura de arroz com molhos, pasta de pimenta, legumes, carne e ovo frito! Alguns cozinheiros variam inserindo carnes de vaca, galinha ou porco.

12. Manduguk

Sopa da Coréia - Manduguk

Sabe qual é uma das explicações para tanta picância nos pratos coreanos? O inverno rigoroso! Por vezes, o país enfrenta temperaturas abaixo de zero, o que leva à necessidade de refeições que o aqueça. Uma delas é a manduguk, sopa feita com caldo e bolinhos de carne, tofu e aquela mistura típica da Coreia!

As receitas podem trazer tofu, algas e farinha de arroz.

13. Dakgangjeong

Frango Famoso na Coréia do Sul - Dakgangjeong

Gosta de frango frito e crocante? Então, você vai adorar o dakgangjeong! As asinhas e coxinhas são temperadas com sal, gengibre e empanadas com amido de milho ou batata. Claro que um molho típico agridoce não pode faltar nesse tempero, não é? Depois, é só fritar – duas vezes – e servir acompanhado de mais molho, dessa vez, de soja e pimenta.

14. Haemul-sundubu-jjigae

Sopa Coreana - Haemul-sundubu-jjigae

Você já percebeu que as sopas coreanas vieram para desconstruir aquela imagem que temos do prato leve com temperos suaves, não é? E, se aquelas que já descrevemos ainda não te convenceram, conheça a haemul-sundubu-jjigae! Mais que um nome gigante, este prato traz uma verdadeira fusão de ingredientes!

A sundubu, para os mais íntimos, é feita com caldo de anchovas, cebola, alho, cogumelos, carne bovina e tofu. É, a mistura parece bem exótica, mas você vai ver que tudo isso junto faz desta sopa um prato maravilhoso!

15. Dol Sot Bi Bim Bap

Risoto Coreano - Dol Sot Bi Bim Bap

O nome é grande, mas o prato é bem simples! Trata-se de um tradicional risoto coreano feito com arroz oriental cozido, carne moída refogada, cebola e legumes. Os mais comuns são berinjela, chuchu, nabo, broto de feijão e abobrinha.

16. Bibim Guksu

Comidas para Vegetarianos na Coréia - Bibim Guksu

O bibim guksu é um prato feito à base de macarrão bem fino, o somyeon, misturado a vários tipos de vegetal, além de molho picante. Esse é preparado com pimenta moída, alho e gochujang. Você pode encontrar algumas variações que incluem ovo cozido e carne. Mas, prepare-se: é um prato beeem picante!

17. Ssambap

Picadinho Coreano - Ssambap

Um picadinho típico coreano que tem a carne como ingrediente principal. Os acompanhamentos variam conforme o gosto e criatividade do cozinheiro. Só não podem faltar os pãezinhos! Há quem use folhas de alface, repolho e algas marinhas para consumir os bolinhos de carne.

18. Juk

Comidas consumidas na Coréia - Juk

Nem só de comidas temperadas e encorpadas se vive na Coreia! Um exemplo é o juk, a canja ou mingau de arroz. Sabe aquele abraço no estômago? A juk te dá! O prato é feito com feijão vermelho, abóbora e bolos de arroz. Leve e bastante nutritivo!

Bebidas típicas coreanas

1. Soju

Bebidas Coreanas - Soju

Cerveja e caipirinha estão entre as bebidas mais ingeridas pelos brasileiros em eventos sociais e bares, certo? Os sul-coreanos tomam o soju, destilado muito parecido com o saquê, porém com sabor um pouco mais forte. A base de preparo é a mesma, ou seja, o arroz. No entanto, sua fórmula pode trazer ingredientes apimentados.

2. Makgeolli

Bebida Tradicional Coreana - Makgeolli

Outra bebida bastante tradicional da Coreia conhecida também por Korean Rice Wine. O vinho de arroz coreano é doce, tem consistência leitosa e pode ser consumida tanto em celebrações como no dia a dia. Você pode encontrá-lo nas colorações branca ou amarelada.

Sobremesas típicas coreanas

1. Hotteok

Doce famoso Coréia do Sul - Hotteok

Sobremesa similar à panqueca que pode ser encontrada em variadas versões. A tradicional é recheada com mel, açúcar, canela e amendoim. No sul, principalmente na região de Busan, você encontra recheios com frutas secas. Todas muito deliciosas!

2. Sorvete de chá verde

Sorvete famoso na Coréia - Sorvete de chá verde

O sorvete é feito com ervas cultivadas próximo à Suncheon e pode ser apreciado em todo o país. Você pode experimentar a versão tradicional e o iogurte de chá verde.

3. Baesuk

Sobremesa Coreana - Baesuk

A sobremesa é feita com peras apimentadas no molho de gengibre. Para suavizar o sabor, um pouco de mel é adicionado, além de ser servido gelado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.