Termina hoje o prazo para pagamento da inscrição do Enem 2021
Ao todo, 4 milhões de estudantes se inscreveram para o Exame. É o menor número desde que a prova se tornou vestibular.
Hoje (19) é o último dia para efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2021. Até o momento, 4 milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O número de cadastros é um dos menores até o momento, representa 44% a menos do que em 2020. Este é o montante de inscrições mais baixo desde 2008, antes do Enem ser utilizado como vestibular.
Leia também: Enem terá novo formato de prova a partir de 2024
Para comparação, em 2020 5,7 milhões de estudantes pagaram as inscrições. O total de cadastros naquele ano foi de 6,1 milhões. Portanto, cerca de 400 mil estudantes deixaram de fazer a prova por falta de pagamento.
Vale ressaltar que mais da metade dos candidatos inscritos faltou à prova no ano passado. A abstenção foi recorde naquele ano. Um dos principais motivos foi a pandemia de coronavírus.
Para os candidatos, então, vale o alerta: termina nesta segunda-feira (19) o prazo para pagamento da taxa de R$ 85.
Todas as dúvidas podem ser obtidas pelo site oficial do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/. Inclusive, o portal internauta conta com a ajuda de uma assistente virtual para navegar pela página.
Provas serão aplicadas no mês de novembro
Tanto as provas digitais quanto as impressas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Como de costume, portanto, serão dois dias de provas. A estrutura das provas é a mesma em ambas as modalidades (digital e impressa). Serão quatro cadernos de questões, mais a folha de redação.
O aluno enfrentará 45 questões de múltipla escolha – na versão digital, serão apresentadas na tela do computador. Enquanto a redação será feita em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação da versão em papel. Todos os concorrentes terão direito a rascunhos nos dois dias de prova.
Primeiro dia de provas do Enem 2021
Duração máxima para resolução: 5h30m (cinco horas e trinta minutos).
- Linguagens;
- Códigos e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias; e
- Redação.
Segundo dia de provas do Enem 2021
Duração máxima para resolução: 5h (cinco horas).
- Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
- Matemática e suas tecnologias.
Comentários estão fechados.