Prepare o casaco! Frio extremo chega esta semana ao Brasil

Dados são divulgados pelo site Climatempo, que prevê dias ainda mais gelados a partir do final de semana.

Preparem os seus casacos e cachecóis: o frio chegou com tudo e ficará ainda mais intenso nos próximos dias, especialmente na região Sul do país, onde o inverno é mais rigoroso.

De acordo com a previsão divulgada pelo site do Climatempo, as temperaturas, que já estavam baixas, despencaram a partir de sexta-feira (12) em vários locais do país.

O frio intenso, já sentido desde o último final de semana, alcançou temperaturas na casa dos 7 °C, além de haver chuvas que aumentaram essa sensação térmica no Sul do país.

Agora, a expectativa é de neve na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense para a alegria dos turistas que visitam a região neste período do ano.

Na região metropolitana do Rio grande do Sul, a sensação de frio pode chegar a -1ºC nos próximos dias.

O que causa a queda de temperatura no Sul do Brasil?

Previsão do tempo: frio chega ao país e deve ter 'temperaturas extremas' no Sul

Haverá dias congelantes no Sul do país – Imagem: Pixabay/Reprodução

No momento, o que mais tem causado a queda de temperatura brusca na região Sul é uma massa de ar frio que vem da Antártida.

Vale lembrar que, especialmente no Rio Grande do Sul, a população ainda se recupera da enchente devastadora de maio, quando mais de 70% do estado foi atingido.

Agora, na região Sul, espera-se a chegada de temperaturas extremas que começaram já no último fim de semana.

A expectativa, segundo o site Climatempo, é que o frio se prolongue por duas semanas, com expectativa de neve em cidades como São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

Outras regiões vão sentir o frio

O sul do estado de São Paulo também será fortemente impactado, além da capital paulista, que apresentou temperaturas variando entre 11 °C e 13 °C no fim de semana.

Em outros estados, como no Mato Grosso do Sul, as temperaturas caem e ficam abaixo dos 20 °C, em lugares como Corumbá, algo impactante, já que a população está acostumada a um calor acima dos 40 °C.

Até mesmo em federações do Norte do país, como no Acre e em Rondônia, vai ocorrer uma queda de temperatura, embora em menor escala.

Ainda assim, os meteorologistas preveem que este inverno de 2024 será mais quente que em anos anteriores. Isso tudo por conta do aquecimento global, que alterou significativamente as temperaturas ao redor do mundo nos últimos anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.