As 6 previsões do visionário Nikola Tesla que se tornaram realidade
Um dos maiores cientistas do mundo, já naquela época, conseguiu prever alguns avanços tecnológicos atualmente
Nikola Tesla, um dos maiores visionários e inventores da história, é conhecido por suas contribuições revolucionárias no campo da eletricidade e do magnetismo. No entanto, Tesla também era um profeta do progresso tecnológico, fazendo previsões ousadas sobre o futuro que, incrivelmente, se tornaram realidade no século XXI. Aqui citamos seis dessas previsões que se materializaram:
Tesla acertou em cheio sobre a tecnologia
Confira as 6 maiores previsões de Nikola Tesla:
1. Celular
Ainda em 1926, Tesla começou a falar sobre o possível surgimento de “tecnologias de bolso”. O que, anos mais tarde, confirmou-se com a chegada dos aparelhos celulares.
O cientista também previa as possibilidades de um dia conseguirmos nos conectar em eventos e lugares mesmo estando fisicamente distantes, e ainda conseguir enviar e receber informações sem usar fios.
2. Robôs e IA
Já naquela época, além de descrever o funcionamento dos futuros carros automáticos, Tesla também afirmava que alguns veículos um dia poderiam pensar e tomar decisões por conta própria.
Hoje em dia podemos comparar esses conceitos para as inteligências artificiais e robôs que estão surgindo.
3. Wi-Fi
Voltando para as afirmações de Tesla sobre a possível realidade de transmissão de dados sem uso de cabos, ele chegou bem perto do meio pelo qual isso seria possível: Internet Wi-Fi.
O físico escreveu que, em algum momento estaríamos enviando e recebendo chamadas, músicas, vídeos e documentos sem precisar de nenhum tipo de fio eletrônico.
4. Aviões
Uma de suas previsões também foi sobre a possibilidade de viajar pelo céu e conseguir chegar em continentes diferentes em apenas algumas horas.
De acordo com ele, a tecnologia iria chegar aos aviões comerciais dos dias atuais: máquinas voadoras carregando várias pessoas em alta velocidade, sem uso de fios ou combustível.
5. Drones
Ainda em 1898, Tesla realizou um teste para controlar uma máquina voadora de forma remota. E naquela época muitas pessoas duvidaram desse feito, acreditando que algum tipo de animal estava dentro do objeto controlando-o.
Porém, o objeto estava vazio, tornando-se o precursor das máquinas voadoras e controláveis remotamente, hoje em dia conhecidas como drones.
6. Laser
Por fim, Tesla previu a criação de raios de energia direcionados, que hoje conhecemos como laser. Ele acreditava que esses raios poderiam ser usados para a defesa e a segurança, uma visão que se tornou realidade no campo da tecnologia militar.
Comentários estão fechados.