A primeira missa no Brasil

Saiba quando, onde e como ocorreu a primeira missa no Brasil.

0

A expansão ultramarina comandada pela monarquia portuguesa se alicerçava na dualidade: descobrir e conquistar novos territórios e povos e ao mesmo tempo, expandir a fé católica.

Com a missão de ampliar o império e o catolicismo, a Coroa Portuguesa se imbuiu do papel de garantir e propagar o cristianismo nas terras recém-conquistadas.

Por isso, a primeira missa no Brasil foi um marco histórico, pois representou a entrada do catolicismo em um território habitado por milhões de indígenas.

Quando ocorreu e quem rezou a primeira missa no Brasil

Ela ocorreu no dia 26 de abril de 1500, num domingo de páscoa. O frei franciscano Henrique de Coimbra foi o responsável por celebrar a missa.

Ele era missionário na Índia e na África e foi o responsável por comandar o grupo de clérigos que comandavam missões no Oriente.

Henrique de Coimbra foi o escolhido para ser responsável pelos conventos que seriam erguidos para a Ordem Franciscana.

A missa foi realizada no litoral do estado da Bahia, na região de Porto Seguro. Foi assistida pelos portugueses e pelos nativos da região.

De acordo com Pero Vaz de Caminha, que realizou anotações sobre o momento, o sermão marcou a primeira peça de oratória sacra do Brasil.

De acordo com Caminha, muitos indígenas acompanharam a missa de forma pacífica, imitando os gestos e os movimentos empreendidos pelos portugueses.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.