Problema no cacau pode acabar com a produção de chocolate

Confira os motivos que podem afetar a produção do tão amado chocolate dentro de alguns anos e uma alternativa para o doce.

Com a passagem dos anos, percebemos que as mudanças climáticas são cada vez mais claras. Essa variação de clima e temperatura pode afetar a planta utilizada como principal base para a produção do tão amado chocolate: o cacaueiro, que tem como fruto o cacau.

Leia mais: Cacau e Chocolate: Eles possuem o mesmo sabor?

As árvores de cacau só existem em florestas tropicais. Isso se dá porque, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration, ou NOAA), a planta precisa de proteção contra o vento, solo bastante rico em hidrogênio, temperatura padronizada e alta umidade.

Dessa maneira, Gana, Costa do Marfim e Indonésia são atualmente os principais produtores do fruto. O que alarma os especialistas é que, segundo relatórios, os países mencionados terão um aumento de 2,1°C em sua temperatura até o ano de 2050, o que pode provocar o fim dos frutos produzidos pelas árvores.

Cientistas tentam salvar o cacau

Entretanto, nem tudo está perdido para os amantes do chocolate. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia vêm tentando alterar o DNA do cacau de maneira bem minuciosa, para que as plantas consigam sobreviver ao futuro possivelmente mais quente e seco que teremos.

O método utilizado pelos cientistas é conhecido como CRISPR (Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas, ou Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, conforme a sigla), que possui o potencial de acelerar a evolução genética das plantas, tornando-as adaptáveis para situações em que não sobreviveriam de maneira natural.

Entre os financiadores da pesquisa está a Mars, que atua no setor dos doces e tem o cacau como uma de suas principais matérias-primas. Entre os produtos da marca, estão chocolates famosos como M&Ms e Snickers.

Um possível substituto ao cacau

Tendo em vista a possibilidade da extinção do cacau, temos um fruto que pode substituí-lo no futuro. O fruto em questão é o cupuaçu, e alguns produtores brasileiros estão pesquisando maneiras de transformá-lo no que é atualmente chamado de cupulate.

O cupuaçu possui algumas semelhanças com o cacau, sendo frutos do mesmo gênero, diferenciando apenas em relação ao sabor. Quando transformado em barra, a de cupuaçu dissolve mais rápido do que a de cacau, bem como possui maior maciez. A principal diferença quanto ao sabor é que o cupulate é um pouco mais cítrico.

Assim, a maior dificuldade encontrada pelo produto derivado do cupuaçu é a comparação com o chocolate, mas, caso o último pare de existir, o cupulate pode ser uma ótima e prática alternativa.

Cabe ressaltar que o cupulate não é uma descoberta recente, visto que foi patenteado ainda na década de 1980, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.