Procedimento usa controle de PlayStation para guiar fertilização e resultado é animador
Duas meninas foram concebidas na fertilização in vitro guiada pelo DualSense da Sony.
Um procedimento de fertilização in vitro, guiado por um robô, foi bem sucedido, em Nova York, nos Estados Unidos. O resultado foi animador: duas meninas saudáveis. Entretanto, o curioso foi o instrumento usado para fecundar o óvulo: um controle de PlayStation 5.
Para o procedimento, cientistas usaram um microscópio, uma agulha mecanizada, uma placa de Petri e um laptop. O controle de PlayStation foi usado para guiar a agulha e depositar o espermatozoide no óvulo com precisão.
De acordo com site britânico Metro, mais de uma dúzia de óvulos foram fertilizados pelo robô. E, agora, nasceram dois bebês dos experimentos bem-sucedidos.
E quem guiou a fertilização usando o controle de PlayStation?
As mãos por trás do controle de videogame foram do estudante de engenharia Eduardo Alba. Ele não tem experiência com medicina reprodutiva, mas disse ao MIT Technology Review que se manteve calmo durante o procedimento.
“Pensei: ‘é só mais um experimento’”, disse o rapaz.
O que ele não sabia é que seria tão bem-sucedido assim.
Ainda há um longo caminho
A responsável pela fertilização usando um controle de PlayStation é a Overture Life. Entretanto, ela não é a única focada neste tipo de estudo. Existem várias iniciativas que visam realizar o sonho da paternidade para quem gostaria de ter um filho.
Por exemplo, a empresa Fertilis está focada em fazer “mini berços” para acomodar um óvulo. A ideia é protegê-lo e facilitar a entrada da agulha com o espermatozoide.
Estima-se que cerca de 500 mil bebês já nasceram por fertilização in vitro. No entanto, o procedimento ainda é caro e nem sempre bem sucedido. Por isso, há tanto investimento nesta área da ciência: para baratear e popularizar o processo.
A Overture Life é uma das empresas que mais recebe investimento em pesquisa. De acordo com o MIT Technology Review, foram mais de US$ 37 milhões.
Comentários estão fechados.