Procon traz dicas para prevenir golpes e fraudes aplicados através de boletos falsos

Ao receber um e-mail com um boleto, verifique o endereço do qual foi enviado, certifique-se de observar com atenção o assunto e o corpo da mensagem antes de abrir!

Com os avanços da tecnologia, realizar tarefas diárias pela internet se tornou uma prática fácil e útil. Para melhorar o cotidiano das pessoas, o ato de realizar compras, transações bancárias e transferências de dinheiro, tudo online, é rápido e, na maioria das vezes, seguro.

Contudo, ao utilizar esses mecanismos, os usuários estão expostos à chance de sofrer fraudes e golpes. Para evitar esses tipos de problemas, o Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor no Brasil, dá dicas importantes.

Ao receber um e-mail contendo algum boleto, verifique o endereço de que foi enviado, certifique-se de observar com atenção o assunto e o corpo da mensagem. Ao abrir o boleto, confira os dados contidos no anexo, confira se o nome da empresa, CNPJ da empresa, valor da transação e código de barras estão corretos.

Ao iniciar o processo de pagamento desse boleto, fique atento às mensagens transmitidas pelo banco responsável, verifique também se os dados do beneficiário e os do boleto são os mesmos, uma vez que o boleto pode ser falso ou clonado. Se os dados forem diferentes, não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa beneficiária.

Se, por acaso, o pagamento foi aprovado, o Procon orienta os usuários a contactar o banco responsável, o que consta no boleto, e o fornecedor. Se caso for fraude, é indicado registrar um Boletim de Ocorrência, junto à Polícia Civil, que pode ser feito via internet, e no Procon. Após isso, será realizada uma análise detalhada.

O Procon também traz outras indicações, são elas:

  • Não forneça seus dados pessoais em ligações telefônicas;
  • Ao realizar uma transação via PIX, fique atento aos dados do destinatário;
  • Não entregue seu cartão de crédito ou débito para desconhecidos;
  • Não mande fotos suas para fins de cancelamento de empréstimos ou produtos, prefira realizar esses processos pessoalmente, na agência bancária;
  • Desconfie de ofertas de emprego ou promoções de produtos extremamente vantajosos e jamais realize empréstimos bancários por telefone.

Em caso de dúvidas, procure o Procon da sua cidade.

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