Professora cria negócio lucrativo a partir de esforços de preservação e material reciclado; veja essa história
Guiada pelo ardente desejo de preservar o litoral onde vive, a professora uniu o útil ao agradável (e lucrativo).
A professora Patrícia Deporte de Andrade montou o próprio laboratório de design sustentável visando contribuir com a proteção do litoral onde vive.
Encantada pelas praias de Florianópolis, Patrícia implementou a ideia de produzir diversos acessórios, brindes e souvenirs a partir de material reciclado.
A ideia surgiu principalmente da preocupação da professora com a quantidade de lixo plástico descartada nas praias da região. Inicialmente ela organizava mutirões de limpeza com seus alunos, até decidir tornar a prática um negócio sustentável. Saiba mais sobre essa incrível iniciativa!
A ideia da professora empreendedora
Laboratório montado por Patrícia. (Imagem: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios/Reprodução)
Juntando sua paixão por design e sustentabilidade, a educadora trouxe a ideia de um projeto para máquinas de origem internacional.
Através desses aparelhos, ela pôde processar os materiais coletados e transformá-los em novas criações como brincos, chaveiros e até mesmo abajures.
O investimento inicial foi feito pela professora em conjunto com alguns parceiros locais no valor de R$ 15 mil para a criação das máquinas.
Além disso, com seu projeto em conjunto com cooperativas locais, ela obteve o material para realizar a reciclagem e criação de seus projetos.
Para ver o vídeo sobre o projeto, basta clicar neste link do portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. No conteúdo, Patrícia narra os principais passos tomados e desafios para começar a ideia.
É um negócio lucrativo?
Segundo a professora, desde o processo inicial até o final de 2022, sua empresa foi capaz de produzir R$ 100 mil. Seus principais canais de comercialização foram sua plataforma de vendas online e pontos específicos espalhados pela região.
Além disso, Patrícia espera para 2023 que sua empresa supere o resultado do ano passado, apresentando assim um potencial médio de crescimento entre 15% a 20% do faturamento em relação ao período do ano anterior.
Dessa forma, vemos que pequenos negócios com grandes ideias podem trazer diversos resultados benéficos, tanto para o empreendedor, como para o meio ambiente.
Comentários estão fechados.