Prouni 2/2024: governo divulga datas para inscrição; veja o calendário
Informações foram divulgadas no Diário Oficial da União na última quarta (17) e trazem detalhes e regras aos candidatos.
O ProUni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, confirmou as datas de inscrições para o segundo semestre de 2024, com 243.850 bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Para participar, é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022 e em 2023.
As datas de inscrições do ProUni acontecem entre os dias 23 e 27 de julho deste ano, e o resultado da primeira chamada será divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 31 de julho.
O edital oficial foi publicado no último dia 17 de julho, quarta-feira, via DOU (Diário Oficial da União). Nesta publicação, os candidatos têm acesso a todos os detalhes e informações sobre como participar da seleção.
Quem é provado no Prouni faz faculdade de graça?
De acordo com a regulamentação do Ministério da Educação, os estudantes aprovados para o ProUni ganham bolsas de estudo que variam de 50% a 100% em universidades e faculdades particulares. Contudo, precisam atender a critérios como a baixa renda e a inscrição em programas de auxílio do governo.
É necessário ter, pelo menos, uma média de 450 pontos nas cinco provas do Enem e não se pode zerar na redação, que é eliminatória.
Importante lembrar também que estudantes que foram treineiros no Exame Nacional do Ensino Médio não têm permissão para fazer o ProUni.
As inscrições acontecem pela internet, no próprio Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de forma totalmente gratuita e com acesso pelo site Gov.br. Basta seguir o prazo máximo para se inscrever.
Calendário do
ProUni 2/2024
A seguir, veja todas as datas do ProUni 2/2024 e programe-se de acordo com o calendário.
- Inscrições: 23 a
26 de julho de 2024 - Resultado da 1ª
chamada: 31 de julho - Comprovação das informações
da 1ª chamada: 31 de julho a 14 de agosto - Resultado da 2ª
chamada: 20 de agosto - Comprovação das informações
da 2ª chamada: 20 a 30 de agosto - Manifestação de
interesse da lista de espera: 9 e 10 de setembro - Resultado da lista de
espera: 13 de setembro - Comprovação das
informações da lista de espera: 16 a 25 de setembro
Por fim, os candidatos com renda familiar de até 1,5
salários mínimos por pessoa terão direito a 100% de bolsa de estudos.
Enquanto
isso, os que têm renda familiar de até três salários mínimos terão bolsa de até
50% no ProUni.
Comentários estão fechados.